quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto de Lei propõe “teto verde” em edificações com três unidades



Tramita na Câmara Municipal Projeto de Lei (PL) do vereador Roberto Cupolillo (Betão-PT) que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação do “Teto Verde”. Projetos de condomínios residenciais ou não, com mais de três unidades agrupadas verticalmente deverão prever a construção de um telhado verde, uma cobertura de vegetação arquitetada sobre a laje de concreto ou cobertura. A intenção do PL é melhorar o aspecto paisagístico, diminuir a ilha de calor, absorver o escoamento superficial, reduzir a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono (CO2) em oxigênio (O2) pela fotossíntese.

O “Teto Verde” poderá ter vegetação extensiva ou intensiva, de preferência nativa, e deve resistir ao clima tropical e as variações de temperatura, além de usar pouca água, de modo a não servir de habitat de mosquitos como o Aedes aegypti. O poder Executivo fica autorizado a promover cursos e palestras para a divulgação das técnicas imprescindíveis à realização do projeto, como estrutural, tipos de vegetação e substrato.

“No Brasil já temos algumas cidades que utilizam o “Teto Verde” como São Paulo, Niterói e Porto Alegre. Com o nosso projeto, vamos estimular a criação de áreas verdes, diminuindo consideravelmente o desgaste ambiental da cidade de Juiz de Fora”, afirma Betão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário