quarta-feira, 24 de junho de 2015

Juiz de Fora pode ter Dia sem Carros




A instituição de 22 de setembro de cada ano como Dia sem Carros é proposto em Projeto de Lei (PL) do vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho ( Pardal - PTC). A ideia foi lançada em 1998 na França e logo se expandiu pelo mundo. Busca a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, as consequencias e a dependência que as pessoas criaram desse meio de locomoção. Haverá incentivo para que, pelo menos, na data, os cidadãos experimentem formas alternativas de mobilidade. Será aberto espaço para debate sobre solução para o transporte nos grandes centros urbanos. Pardal deixa claro o caráter educativo da proposta. Não estão previstas sanções.

O vereador é pela utilização do meio de transporte com consciência.”Percebe-se que motoristas sem nenhuma restrição de mobilidade fazem trajetos inferiores a 5 ou 10 quilômetros de carro”. Ele questiona se nossas cidades estão sendo projetadas para pessoas ou automóveis. Ao mesmo tempo em que a população será incentivada a usar transporte coletivo e a recorrer a outras alternativas, será criada oportunidade para as autoridades locais introduzirem ou testarem novos meios de transporte e medidas de gestão de tráfego.

O tema será trabalhado nas escolas públicas municipais. Pontos que envolvem qualidade de vida estarão em pauta. Pardal se refere a congestionamentos, poluição do ar, prevenção ao efeito estufa e mobilidade urbana. Para execução da proposta serão possíveis parcerias com empresas, associações, estabelecimentos de ensino e Organizações Não Governamentais, entre outras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário