quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Procon busca melhoria dos serviços do programa Farmácia Popular

O Procon realizou na terça-feira, 20, reunião com representantes de farmácias de Juiz de Fora. O objetivo foi solucionar as reclamações registradas pelos consumidores, referentes a dificuldades na aquisição de medicamentos do Programa Farmácia Popular.

Muitos consumidores não estão conseguindo comprar os medicamentos em razão do mau funcionamento do sistema operacional de controle do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) do Governo Federal. Segundo os representantes das farmácias, o problema está na hora de cadastrar os consumidores, pois, muitas vezes, o sistema fica fora do ar ou não funciona.


Diante dos esclarecimentos prestados pelos representantes, o Procon irá pedir informações aos órgãos governamentais envolvidos no Programa Farmácia Popular, inclusive solicitar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que intervenha junto ao Ministério da Saúde para a solução do problema em favor dos consumidores, disse o superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto.

Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país. A expansão do programa visa a oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, promovendo a integralidade do atendimento à saúde. Uma das principais finalidades do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos medicamentos.

“A reunião foi de grande importância, pois nossa intenção é sanar os problemas dos clientes. E, agora, pretendemos distribuir materiais informativos aos consumidores e procurar, junto com o Procon, desenvolver melhor nosso trabalho, aprimorando o atendimento”, ressaltou o gerente farmacêutico Diogo Marçal.

O sistema operacional é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde, portanto, por meio deste, é importante que o Governo controle rigorosamente a venda desses medicamentos para coibir abusos e fraudes nas receitas médicas.

Além das informações e orientações aos empresários, o Procon, por meio do Departamento de Estudos, Projetos e Pesquisas (DEPP), colocou-se à disposição para ministrar palestras, cursos e demais ações educativas para servidores e funcionários das farmácias de Juiz de Fora.


Os consumidores ou fornecedores que quiserem agendar palestras ou receber informações sobre estes e outros serviços podem entrar em contato com o Procon pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou comparecer à sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.


* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690- 8439.
PROCON

Nenhum comentário:

Postar um comentário