segunda-feira, 20 de maio de 2013

Greve do magistério municipal chega ao fim e Secretaria de Educação divulga calendário de reposição das aulas


A greve dos profissionais do magistério municipal chegou ao fim nesta sexta-feira, 17, após 22 dias de interrupção das atividades nas escolas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Ao término da assembleia da categoria, realizada na parte da tarde, representantes do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF) estiveram no gabinete do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, para oficializar o calendário de reposição das aulas.

O quadro dos dias a serem repostos se referem às paralisações dos profissionais realizadas desde o início do ano, à redução dos cinco minutos em cada módulo/aula, que foi aplicada pelos professores antes de terminarem as negociações com a Prefeitura, e aos dias de greve.

A reposição deverá seguir os seguintes princípios: utilização dos sábados, recessos escolares (emendas de feriados), margem de segurança do calendário das escolas e, em última opção, a utilização do sexto horário nos dias da semana. Prioritariamente, serão utilizados os sábados e recessos (emendas de feriados). A reposição das aulas foi acordada levando-se em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê 200 dias letivos e 800 horas/aula anuais para o aluno.

De acordo com as necessidades administrativas e pedagógicas, os secretários escolares poderão utilizar os dias de recesso escolar na reposição, e os coordenadores pedagógicos o período de contra turno. As escolas deverão submeter o quadro final de reposição à Secretaria de Educação (SE) para aprovação. As especificidades de cada instituição, inclusive da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também serão discutidas com a equipe da SE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário