segunda-feira, 20 de maio de 2013

Secretário de Saúde esclarece intervenções que serão implementadas no HPS


Em coletiva à imprensa nesta sexta-feira, 17, o secretário de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), José Laerte Barbosa, anunciou medidas de intervenção que serão implementadas a curto e médio prazos no Hospital de Pronto Socorro (HPS) “Dr. Mozart Geraldo Teixeira”. Entre as ações, o secretário destacou a profissionalização da equipe gerencial da unidade e a busca de recursos junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) – Programa de Fortalecimento das Portas de Urgência e Emergência (Prourge), visando à readequação física do HPS, para que receba mais um serviço de urgência e emergência – o de pediatria.

Por meio de um panorama geral da situação em que a unidade se encontra, José Laerte enfatizou os pontos relacionados ao hospital. “O HPS é, hoje, o hospital mais importante da cidade, em se tratando de urgência e emergência, sendo responsável pelo atendimento de mais de cem mil pessoas somente em 2012. As intervenções vão acontecer, para que os problemas que enfrentamos atualmente não façam mais parte da rotina da Secretaria de Saúde”, disse.

Ele apontou os problemas de infraestrutura do prédio que abriga os serviços. “O espaço já sofreu inúmeras intervenções. O elevador é antigo e, neste caso, estamos providenciando um processo emergencial para solucionar os problemas”, ponderou.

Sobre a gestão da unidade, o secretário anunciou a reestruturação do organograma, com a redefinição provisória das direções clínica e técnica. “Assim sendo, podemos cobrar a quem é responsável pelo serviço. Precisamos especificar todos os processos de trabalho realizados no hospital, colocando em dia o faturamento para o recebimento de recursos”, explicou. Além disso, a assessora da unidade, Simone Mathiasi, vai desempenhar o papel de diretora administrativa, estabelecendo uma organização dos processos no HPS. “Para a correção destas falhas, a previsão é de envio de mensagem ao Legislativo, para autorização de criação de um novo organograma para a unidade”, esclareceu.

Quanto ao déficit no quadro de profissionais da traumatologia e falta de insumos e medicamentos, José Laerte informou que a Comissão Permanente de Licitação (CPL) já deu início ao processo licitatório, visando uma grande compra de mais de 500 itens diferentes, com entrega programada. “Hoje, temos falhas na escala de traumato-ortopedia no HPS em dois dias da semana, no plantão diurno. Sendo assim, os pacientes são encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) e Santa Casa. A dificuldade na contratação destes especialistas é um problema que não diz respeito somente à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como também se estende à particular”, frisou.

Neste caso, a Secretaria de Saúde (SS) vem realizando o realinhamento do vínculo jurídico junto aos gestores das unidades de Pronto Atendimento, visando o reequilíbrio financeiro dos contratos. “Será incluído nos serviços oferecidos pelas Uaps o especialista em traumato-ortopedia, solucionando o problema neste tipo de atendimento”, falou.

A SS vai iniciar um trabalho de conscientização de seus profissionais em todos os níveis de assistência e de toda a população de Juiz de Fora, no sentido de orientação quanto ao fluxo de atendimento em serviços de saúde. “A partir do funcionamento do Hospital Regional de Urgência e Emergência, o atendimento aos pacientes referenciados pela Rede de Urgência e Emergência será melhor direcionado às UPAs e Regional Leste, espalhadas pela cidade de forma regionalizada.”



*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123/7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário