quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretaria de Saúde divulga ranking dos bairros com maior infestação da dengue

A Secretaria de Saúde divulgou na tarde desta terça-feira, 9, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), o ranking dos dez bairros de Juiz de Fora com maior número de casos de dengue notificados até o último dia 5 de abril (veja abaixo).

Junto com os dados, um informe técnico que reforça a determinação de obrigatoriedade da notificação de todos os casos suspeitos da doença no município. Também informa sobre a distribuição orientada dos kits para teste rápido para dengue, inicialmente feita para os laboratórios do Hospital de Pronto Socorro, Hospital Regional Doutor João Penido, Acispes, Santa Casa e Hospital Monte Sinai.

De acordo com a chefe do Departamento, Mônica Santana, a notificação oportuna é medida essencial para que a vigilância seja capaz de acompanhar o padrão de transmissão da doença, facilitando o controle do vetor.

Em 2012, o monitoramento de circulação viral em Minas Gerais identificou a presença do vírus DEN4 em sete municípios: Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Nova Serrana, Ubá, Ituiutaba e Conceição de Alagoas.

As condições para a solicitação do teste rápido pelo profissional de saúde são:
1 - Paciente até, no máximo, quatro dias do início dos sintomas (de preferência até o 3º dia)
2 - Paciente com quadro grave da doença
3 - Pacientes com potencial para evoluir com gravidade
4 - Ficha de notificação preenchida adequadamente, com dados essenciais, data de início dos sintomas, data de nascimento, endereço e telefone e dados relevantes descritos, como sinais e sintomas que caracterizam o caso como grave.

E cabe ressaltar que, em todos os casos graves, casos dos grupos C e D do Ministério da Saúde (Grupo C - casos com presença de sinais de alarme, manifestação hemorrágica presente ou ausente; Grupo D – casos com sinais de choque, hemorragia grave, disfunção grave de órgãos e manifestação hemorrágica), no primeiro atendimento, deverá ser realizada coleta de soro para realização dos exames específicos para dengue, independente do tempo entre a data do início dos sintomas e da data da coleta.

Confira a lista dos dez bairros com maior notificação de casos de dengue em Juiz de Fora:
Retiro – 112
Santo Antônio – 86
Centro – 70
Santa Cruz – 60
Nossa Senhora de Lourdes – 56
São Pedro – 55
São Mateus – 50
Ipiranga – 46
Benfica – 36
Jardim Esperança - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário