quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vacinação contra a Gripe começa no dia 15


Começa no próximo dia 15, em Juiz de Fora, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, com expectativa de imunizar 115.044 pessoas até 30 de abril. O Dia D definido pela Secretaria de Saúde acontece no dia 20, com a definição de pontos estratégicos para otimizar o acesso da população à vacina. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 39,2 milhões de pessoas, cerca de 80% da população-alvo, formada por crianças com idade entre seis meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos com 60 anos ou mais; profissionais de saúde que prestam atendimento diretamente a pacientes com suspeita da doença; além de puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); e pessoas portadoras de doenças crônicas.

O principal objetivo da campanha é a redução da mortalidade e de complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população-alvo para a imunização. “A novidade deste ano, definida pelo Ministério da Saúde, é a inclusão das puérperas como grupo prioritário no trabalho de imunização”, explica a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Maria Hélida de Almeida.

É importante que todas as pessoas que fazem parte da população-alvo da campanha procurem um posto de vacinação para garantir a proteção contra o vírus. “Com a chegada do outono-inverno, as temperaturas tendem a ser mais baixas, favorecendo as doenças do trato respiratório. Por isso, vacinar é também uma ação solidária, sob a ótica de que os grupos prioritários são formados por pessoas que estão mais vulneráveis à doença. Ao se imunizar, o indivíduo contribui também para a redução da circulação do vírus no município”, explica Maria Hélida.

A vacina é segura, sendo composta por fragmentos de vírus inativos. A contraindicação é somente para aquelas pessoas que têm alergia a ovo. As doses poderão ser encontradas durante toda a campanha nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. No Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, no andar térreo da Rua São Sebastião 772/776, Centro, estão disponíveis sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. E no Departamento de Saúde do Idoso, localizado à Rua Batista de Oliveira 943, no Centro, sempre das 8h às 11h e das 13h às 16h.

* Informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123/7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário