terça-feira, 23 de abril de 2013

Prefeitura mantém campanha de vacinação contra a gripe



Foi intenso o movimento de pessoas nas dezenas de postos de imunização espalhados pela Prefeitura de Juiz de Fora por toda a cidade, no último sábado, 20, Dia D contra a Gripe. Uma verdadeira força-tarefa promovida pela Secretaria de Saúde contra a doença continua agora a todo vapor sobre o público alvo da campanha. A partir desta terça-feira, 23, até o próximo dia 30, equipes de enfermagem estarão atuando no PAM Marechal, das 8h às 16h30, e também em frente ao Banco do Brasil, no Calçadão da Rua Halfeld, no mesmo horário, intensificando o combate à gripe. Outra equipe estará atuando, a partir da quarta-feira, 24, em todas as feiras livres existentes da cidade e também nas praças dos bairros Manoel Honório e Santa Terezinha. E, no sábado, 27, além da equipe do Calçadão, uma outra fará um serviço de busca ativa nas imediações do Parque Halfeld.

Nesta Força Saúde contra a Gripe, mais de 800 profissionais - entre médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos -, estão mobilizados. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é voltada para pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 a 23 meses; indígenas; gestantes; mulheres no período de até 45 dias após o parto; doentes crônicos; e profissionais da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, essas são as pessoas mais vulneráveis às complicações da gripe, incluindo pneumonias e óbitos.

A intensificação no trabalho é motivada pela baixa cobertura vacinal. Até o final da tarde desta segunda-feira, 22, os dados consolidados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental revelaram que ainda é preciso muito trabalho para que seja possível modificar o cenário, comum na cidade nos últimos anos. Até o momento, foram imunizados 24.249 idosos do total esperado, que é de 71.510, além de 319 puérperas das 806 que precisam ser imunizadas. Já entre as crianças, foram protegidas contra a gripe, 3.079 meninos e meninas, com idades de 6 meses a menores de 2 anos, das 9.803 residentes em Juiz de Fora nesta faixa etária. Dos 11.791 profissionais de saúde em atuação no município, apenas 1.305 se vacinaram, além de 1.306 gestantes das 4.901 existentes na cidade. O total revela a aplicação de 30.266 doses entre os dias 15 e 20 de abril, gerando um percentual de 30,63% do total esperado até o final da campanha.

Dia D

Focando seus esforços para garantir o aumento da cobertura vacinal em Juiz de Fora, o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, participou ativamente do trabalho de imunização, visitando alguns postos de vacinação durante a manhã do sábado e, também, se revezando no trabalho de aplicação da vacina com os profissionais que atuaram na unidade montada no Parque Halfeld.

O aposentado Paulo Sérgio Coelho, 65 anos, recebeu a vacina do secretário e elogiou a iniciativa que tanto contribui para estimular a participação de todos. “A gripe pode se tornar numa doença grave e até provocar mortes. Por isso, não deixo de me vacinar,” afirmou. O comerciário Eugênio Manoel da Silva, 71 anos, aguardou tranquilamente por sua vez. “Independente de quem me aplique ou onde seja a distribuição da vacina, eu não deixo de buscar minha dose. É a garantia que minha saúde pode continuar muito boa. Não dou chance para doença.”




* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelo telefone 3690-7123 ou 3690-7389.

Nenhum comentário:

Postar um comentário