segunda-feira, 22 de abril de 2013

Juiz de Fora inaugura Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Com previsão de atendimento para 40 municípios, a conquista é bastante representativa para a região


Neste sábado (20), o Governo de Minas inaugurou o 39ª Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), no Hospital Universitário (UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Com previsão de atendimento para 40 municípios, a conquista é bastante representativa para a região, ao facilitar o acesso de um grupo específico e expressivo de pacientes (os mais suscetíveis às doenças ou a riscos de complicações) a vacinas, soros e imunoglobinas especiais.
Esta é a primeira unidade do tipo localizada no interior de um estado e a segunda de Minas Gerais, sendo a outra na capital, Belo Horizonte. “Quando existe um bom projeto e capacidade de gestão, não faltam investimentos. Por isso, é uma grande satisfação poder consagrar hoje uma iniciativa como essa”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, que participou da inauguração.
O CRIE de Juiz de Fora é resultado da união de esforços entre o hospital de ensino da UFJF, a prefeitura da cidade e o aporte de insumos e referencial técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Segundo o diretor geral do Hospital Universitário, Dimas Augusto, a presença estadual tem sido decisiva para o avanço da instituição.
“O Governo de Minas é um grande parceiro do hospital e da universidade. Por meio dele, conseguimos o Pro-Hosp, gerenciamos o programa Viva Vida, o Hiperdia e a construção de nossa nova unidade ambulatorial”, enfatizou o diretor.
Com o CRIE, ele completa, essa aliança se fortalece ainda mais. “Em seis anos de gestão, sempre contamos com o apoio do Estado a essa instituição. A data de hoje representa um marco. O fato de estar situado em um hospital de ensino vai permitir que o CRIE se capacite e possa se expandir, oferecendo aos residentes conhecimento para ser disseminado”, afirmou Dimas.
Também presente no evento, o secretário municipal de saúde de Juiz de Fora, José Laerte, relembrou a demanda antiga da população pelo serviço oferecido pelo CRIE. “Antes, o fluxo era bastante complicado, com variáveis que faziam com que o paciente aguardasse de 40 a 60 dias para receber a medicação”, lembra o secretário. Além de um perigo para a saúde do paciente, a situação “representava momentos de extrema angústia para essas pessoas”, completou.
Ganhos para a região
Ana Aparecida dos Anjos, enfermeira e uma das principais responsáveis pelo projeto, explicou que, inicialmente, o CRIE vai funcionar com uma estrutura mínima composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e um administrativo.  Em relação à estrutura física, a unidade vai dispor de salas de estoque, vacina e consultório.
Mas os ganhos proporcionados pela unidade, ela revela, vão se somar ao papel de destaque que o Brasil ocupa no assunto. “Nenhum outro país possui uma campanha de imunização tão importante e de qualidade como a nossa. O CRIE nasce com muita disposição e vontade para que dê certo”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário