quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Apreensão de cães volta a ocorrer nas ruas centrais nesta quarta-feira


O Demlurb volta a intensificar, nesta quarta-feira, 7, os serviços de captura de cães abandonados nas ruas centrais da cidade. Serão percorridas as ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore, Floriano Peixoto; as praças Dr. João Penido (da Estação) e Antônio Carlos; o Parque Halfeld; e as avenidas Presidente Itamar Franco e Barão do Rio Branco. A veterinária Liza Helena Nery, responsável pelo setor de apreensão de animais, explica que com a aproximação das férias escolares o número de cães nas ruas tem aumento significativo, pois, em função de viagens, muitos acabam por soltar seus cães nas ruas.

A captura desses animais busca evitar riscos de ataques, transmissão de zoonoses, exposição dos animais a maus-tratos e o envolvimento dos mesmos em acidentes de trânsito. Os animais apreendidos são levados para o canil municipal, em Nova Benfica, e ficam à disposição para serem retirados pelos seus donos. Caso esses animais não sejam resgatados ficam disponíveis para adoção. Atualmente, estão no canil 392 cães, sendo que 120 encontram-se aptos para serem adotados.

A veterinária também orienta a população para que ao verificar cães soltos nas ruas da cidade informe imediatamente ao canil municipal por meio do telefone 3690-3591. O caminhão utilizado na apreensão dos animais atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, ou em caráter de urgência, sempre que for solicitado, através do telefone 3690-3502.

8ª Feira de Cães

Liza Helena ressalta que o Demlurb e o Setor de Zoonoses do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde continuam agilizando os preparativos para a 8ª Feira de Cães, que acontece no próximo sábado, dia 10, das 9h às 14h, na Praça Dr. João Penido (praça da Estação). O tema da campanha este ano é “Abra os braços a um amigo: Adote um cão”. Alguns animais que se encontram no Canil Municipal dos mais variados tamanhos e raças e que foram abandonados nas ruas estão sendo separados para a realização da feira e estarão disponíveis para doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário