terça-feira, 29 de novembro de 2011

PJF promoveu encontro de torcedores com a Taça conquistada pelo Tupi


Centenas de pessoas puderam conhecer, nesse fim de semana, a taça conquistada pelo Tupi com a vitória na série D do Campeonato Brasileiro. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) levou o troféu e um baneer com a foto oficial do time à Rua Halfeld, no sábado, 26, e à feira da Avenida Brasil, no domingo, 27. Muitos torcedores do Galo Carijó que passaram pelos locais aproveitaram a oportunidade para registrar, através de fotos, o encontro com o símbolo do fortalecimento do esporte local.

O feito histórico da equipe, comemorado pelas ruas da cidade, mostrou que o esporte profissional de Juiz de Fora voltou a se fortalecer a partir da união de esforços de jogadores, equipe técnica, torcida, empresários e Poder Público. E para que conquistas como esta sejam cada vez mais comemoradas na cidade, a PJF acredita e investe no esporte local.

Investimentos no esporte

A iniciativa de criar a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), antes apenas um departamento municipal, foi um marco de valorização e fortalecimento do setor esportivo na cidade. As ações desta jovem secretaria, criada em 2009, foram reconhecidas internacionalmente já em agosto de 2010, quando Juiz de Fora foi escolhida para sediar a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Escolares. Ao todo, o evento reuniu na cidade cerca de 500 estudantes do Brasil e de outros 5 países, injetando cerca de R$3 milhões na economia local. Um ano depois, Juiz de Fora recebeu os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), competição que trouxe ao município mais 4.200 alunos-atletas de 185 municípios mineiros.

As experiências adquiridas na realização destes grandes eventos, em conjunto com os equipamentos esportivos de qualidade oferecidos na cidade e a localização estratégica do município habilitaram Juiz de Fora como uma das 145 cidades pré-selecionadas pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo para ser um Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

A Prefeitura entende, ainda, que o fortalecimento do esporte na cidade passa, obrigatoriamente, por investimentos na iniciação e formação de crianças e jovens atletas. Por isso, através do Programa Escola de Esportes, a SEL oferece, hoje, oportunidades de desenvolvimento esportivo, com enfoque na formação cidadã, para cerca de 900 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. As aulas de karatê, futsal, handebol, hapkido, futebol, jiu jitsu, judô e taekwondo são administradas no contraturno escolar em núcleos localizados em dez diferentes bairros da cidade.

Os investimentos no esporte de alto rendimento também incluem apoio estrutural e/ou financeiro a clubes e atletas, bem como a organização e promoção de competições no município.

Esporte, Lazer e Saúde


Não é apenas o esporte competitivo que ganha atenção no município. Através do Programa Gente em Primeiro Lugar, idealizado pela atual administração, são proporcionadas vivências contínuas de esporte, lazer e cultura para cerca de 5.400 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 14 anos, de mais de 120 bairros. Há ainda o Programa JF Esporte e Cidadania, que é uma continuidade do Gente em Primeiro Lugar. A iniciativa atende 6394 jovens a partir dos 15 anos de idade, além de adultos e idosos. E para garantir o direito ao esporte para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental, a Prefeitura desenvolve, também, o projeto Esporte Adaptado, que oferece atividades de natação, hidroginástica, futsal, basquete, vôlei, goalball, atletismo, dança e ginástica a este público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário