quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Temperaturas baixas favorecem proliferação do vírus da gripe H1N1

A Secretaria de Saúde alerta a população sobre os cuidados para a prevenção da gripe H1N1, causada pelo vírus Influenza. Só este ano, foram registrados três casos da doença no município com óbitos. Neste período do ano, com a queda da temperatura e a baixa umidade do ar, a transmissão do vírus torna-se mais frequente, já que as pessoas costumam se aglomerar em ambientes fechados.

A Influenza é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirro ou contato com secreções de pessoas infectadas. Algumas medidas simples podem ser adotadas pelas pessoas para evitar a proliferação do vírus.

Entre elas, estão lavar as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tossir e espirrar nas mãos; não compartilhar copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Pessoas com gripe devem evitar ficar em ambientes fechados e com aglomeração e procurar uma unidade de saúde mais próxima, em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequado.

Aquelas pessoas que estão dentro do grupo prioritário para imunização - idosos, crianças de 6 meses até 2 anos de idade, gestantes e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram contra a H1N1 podem procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a dose.



*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário