quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Segurança Alimentar - SDS inicia projeto interdisciplinar nos Cras do município

Com a proposta de conhecer as demandas da segurança alimentar em Juiz de Fora e estimular o diálogo intersetorial sobre o tema, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) iniciou, nesta quarta-feira, 21, o projeto “Proseando sobre Segurança Alimentar e Nutricional”. A iniciativa prevê, na primeira etapa, a realização de duas oficinas interdisciplinares em todos os nove centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. O objetivo é reunir representantes dos setores de saúde, assistência social e educação da área de abrangência de cada unidade, além de associações de produtores rurais, para conhecer a realidade de cada região.

Na manhã desta quarta-feira, foi realizada a primeira oficina do projeto, no Cras Norte Benfica, localizado na Rua Tomé de Souza, 95. Durante as atividades, são abordados os conceitos básicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar (SA) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), assim como a necessidade da intersetorialidade e da participação popular. A metodologia empregada inclui dramatização de textos, dinâmicas em grupo e estímulo à reflexão sobre os hábitos alimentares atuais, o que é alimentação saudável e adequada e a cultura alimentar local.

De acordo com a coordenadora do projeto, Bettina Koyro, a proposta foi dividida em duas etapas. “A primeira (etapa) é a realização das oficinas nos Cras. Vamos buscar conhecer a realidade de cada região e montar um relatório sobre as principais demandas encontradas. Na segunda etapa, vamos promover o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, em que serão apresentados os resultados das oficinas, um relatório da demanda do município nessa área e a formulação de propostas para buscar soluções”, explica.

Ainda segundo Bettina, a previsão é de que as oficinas sejam encerradas em outubro. A realização do seminário está prevista para o mês de novembro.

O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, destacou a importância de disseminar a cultura da segurança alimentar em Juiz de Fora. “A segurança alimentar é uma atividade que perpassa várias secretarias e áreas do governo, mas é, essencialmente, uma atividade que deve merecer o olhar atento do Desenvolvimento Social, na perspectiva de difundir uma cultura alimentar adequada e assegurar o direito humano à alimentação. Com este projeto, a SDS procura avançar nesta direção”, frisou.
A política de segurança alimentar

A partir de fevereiro de 2010, a alimentação foi incluída entre os direitos sociais previstos na Constituição Federal. Esta inclusão foi resultado da concepção de que é direito de cada pessoa ter o acesso físico e econômico à alimentação adequada ou aos meios para obter estes alimentos, sem comprometer os recursos de outros direitos fundamentais, como saúde e educação.

Em Minas Gerais, a discussão da Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, foi incorporada à política em 1999, com a criação do Consea-MG. A partir desta data, diversos programas vêm sendo implementados com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional da população. As discussões acerca da institucionalização de uma política nacional de segurança alimentar e nutricional resultaram na promulgação da Lei nacional n° 11.346, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan, em setembro de 2006.

Em Juiz de Fora, a sociedade civil organizada, através de seus movimentos sociais, sindicatos e pastorais, vem discutindo segurança alimentar desde 1999. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea/JF) foi criado em 2007. Hoje, Juiz de Fora tem o direito à alimentação adequada fundamentado na nova Lei Orgânica do município.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314
SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário