quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Educação e segurança no trânsito - Settra disponibiliza treinamento para monitores de travessia

A Secretária de Transporte e Trânsito (Settra), visando educar e garantir a segurança da comunidade escolar, oferece cursos de capacitação de monitores de travessia para atuação em entradas e saídas de alunos de escolas públicas e privadas da cidade. O trabalho é voluntário e, embora os monitores não tenham poder de autuação, podem orientar o condutor que desrespeitar a ordem de parada.

Atualmente, a Settra conta com 15 voluntários e o projeto é bem aceito nas comunidades. Contudo, segundo a supervisora do Setor de Projetos de Educação para o Trânsito, Renata Viana, a procura de pessoas interessadas ainda é bem pequena. "Os interessados podem procurar as associações de bairro e até mesmo a escola que gostaria de ajudar. Estes indicam o candidato à secretaria, que treina a pessoa e entrega os materiais necessários para desempenhar o trabalho, bem como uniforme”, explicou Renata. Antes da liberação para execução dos trabalhos, a secretaria realiza uma blitz educativa nas proximidades da escola e palestras no interior dos colégios, para que a população passe a conhecer e a respeitar o trabalho.

Ainda conforme a supervisora, o treinamento pode ser realizado nas dependências das escolas que receberão a iniciativa ou no prédio da Settra. “O curso é aplicado em duas partes, que podem durar três tardes. Primeiramente é aplicado o treinamento teórico, contendo noções de legislação e psicologia do trânsito. Posteriormente, a educação prática de posturas, gestos e apitos", relatou. No final do curso, o monitor é acompanhado durante 15 dias por uma agente de trânsito.

Para se candidatar não é necessário conhecimento específico. O voluntário deve ter bons antecedentes, bom relacionamento com a comunidade e boa referência no bairro. Os interessados podem também entrar em contato com a Settra, pelo telefone 3690-8235. 


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte Trânsito pelo telefone 3690-7767.
SECRETARIA DE TRANSPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário