terça-feira, 21 de maio de 2013

Samu participa da Semana de Enfermagem com minicurso e palestra


Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai participar da Semana de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, nos dias 23 e 24, quinta e sexta-feira, colaborando no aprendizado dos participantes, através de minicurso e palestra.

O minicurso, que terá como tema o “Atendimento Pré-hospitalar”, será ministrado na quinta-feira, por uma equipe de dez trabalhadores da saúde, um médico, três enfermeiros e quatro técnicos. A atividade acontece das 13 horas às 15h30m, e vai dividir os participantes em quatro grupos, que se revezarão em rodízio e passarão por cada tópico.

Entre os tópicos a serem discutidos estão o “Suporte Básico de Vida”, que vai focar a compressão toráxica externa (massagem cardíaca); o “Suporte Avançado de Vida”, que abordará a entubação orotraqueal e os cuidados cabíveis; a “Avaliação Inicial do Paciente Vítima de Trauma”, que tem como foco a colocação do colar cervical, da bandagem e do tirante trança longa; e a “Avaliação Inicial do Paciente com Agrave Clínico”, que abrangerá crise convulsiva, desmaio, alcoolismo e hipoglicemia.

De acordo com a coordenadora geral do Samu e do Serviço de Transporte Intra-hospitalar, Lílian de Castro Corrêa Lima, o minicurso é importante para capacitar os futuros profissionais que atuarão neste tipo de serviço. “Também é importante transmitir conhecimento para os profissionais da área, já que são multiplicadores de informação”, destacou. Tanto conteúdos teóricos atualizados, quanto práticos, serão oferecidos pela equipe, que dará oportunidade para que todos os alunos realizem as manobras práticas.

Palestra
Uma palestra com o tema “Ética de Atendimento nas Ruas”, ministrada por Lilian Corrêa, acontecerá no Auditório da Faculdade Suprema, na sexta-feira, a partir das 15 horas. Segundo ela, a palestra será voltada para o comportamento ético durante o atendimento. “O que fazer e o que não fazer, antes, durante e depois do atendimento, serão discutidos, com foco no trabalho em conjunto com outros profissionais”, explicou.


* Informações com a Assessoria de Comunicação pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389. 
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário