segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pacientes psiquiátricos dão exemplo de cidadania no Restaurante Popular


Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, neste sábado, 18, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, através do Departamento de Saúde Mental, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, promoveu nesta sexta-feira, 17, a ida dos usuários dos centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Convivência, para um almoço no Restaurante Popular.

A ideia era mostrar alternativas ao tratamento em hospitais e manicômios. E o objetivo foi alcançado. Os usuários foram acompanhados por um corpo de assistentes sociais e deram um exemplo de cidadania e sociabilidade. A satisfação era visível no rosto de cada um deles.

A assistente social e idealizadora da visita, Neyde Maria Baronto Couto, defendeu essa alternativa social ao tratamento psiquiátrico. “Para eles é muito importante essa convivência e inserção social. Protestamos contra o modelo de tratamento em manicômios. Os hospitais são importantes, mas fora das crises os usuários podem ser cuidados nos CAPS e nos centros de convivência”.

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Martins, apoiou esta manifestação de cidadania. “O Restaurante Popular estará sempre aberto a essas lições de cidadania. Cumprimos o nosso papel social, que é alimentar milhares de pessoas por dia no nosso município. Apoiamos essas ações, porque nos permitem chegar aos cidadãos que ficam à margem da sociedade, promovendo inclusão social e garantindo o acesso de todos igualmente”,finalizou. 


* Informações com a Assessoria de Comunicação da SS pelo telefone 3690-7123. 
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário