sexta-feira, 10 de maio de 2013

“Não dê esmola, mostre um caminho” - SAS faz campanha de conscientização

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Juiz de Fora promoveu na tarde desta quinta-feira, 9, uma ação com o objetivo de conscientizar a população da cidade sobre as práticas de doações de esmola. Foram distribuídos panfletos em empresas e comércios, todos localizados próximo ao Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop) e ao Núcleo do Cidadão de Rua. Estas empresas farão o repasse dos panfletos para seus clientes.

A ação faz parte de um plano de metas definido através de uma reunião elaborada na última quinta-feira, 2, entre a SAS, a Polícia Militar (PM), e os empresários da comunidade do entorno do Centro Pop e do Núcleo do Cidadão de Rua, donos dos mesmos estabelecimentos visitados nesta quinta-feira, 9. A intenção da panfletagem é que estes empresários ajudem a transmitir as informações que receberam, melhorando, assim, o atendimento feito pelos equipamentos da SAS na região.

“Muitas vezes dando uma esmola a gente acha que está ajudando, quando na verdade está alimentando cada vez mais a permanência de pessoas nas ruas. Iremos distribuir estes panfletos aos nossos clientes, vizinhos e pessoas que passarem por aqui para conscientizá-los que a melhor opção para a população em situação de rua são os serviços oferecidos pela Prefeitura”, observou a empresária Maristaine Mota.

De acordo com o chefe do Departamento de Proteção Especial da SAS, Lindomar da Silva, a doação de esmolas tem um impacto negativo sobre o cidadão com vivência de rua. "Estas práticas apenas adiam soluções reais para o problema, e acabam incentivando estas pessoas a continuar usando espaços públicos como moradia. Nossa intenção é educar a população a não dar mais este tipo de estímulo. Os moradores em situação de rua devem fazer o uso dos equipamentos existentes para atendimento exclusivo destes casos, que são o Centro Pop, o Núcleo de Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania" concluiu.

Atenção ao cidadão em situação de rua

A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Assistência Social, possui três unidades socioassistenciais que atendem a cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora: o Centro Pop, o Núcleo do Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania.

O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade e buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso 190, no Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua, abordados ou por demanda espontânea, que chegam ao núcleo, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi 592, no Centro.

A Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis 6.001, no Bairro Jardim Esperança.

O cidadão pode ter acesso a estes serviços por demanda espontânea, quando o cidadão vai até as unidades, ou através do serviço de abordagem,que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário