segunda-feira, 20 de maio de 2013

Banco de Leite realiza campanha para marcar Dia Mundial de Doação de Leite Materno


A programação que o Banco de Leite preparou para lembrar o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, comemorado em 19 de maio, começou nesta segunda-feira, 20. A primeira atividade realizada foi a palestra “Doe Leite Materno”, que aconteceu às 9 horas, no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, da Prefeitura de Juiz de Fora, que fica localizado no mesmo prédio do Banco de Leite, na Rua São Sebastião, 772/776, Centro.

Esta ação vai ser repetida nos dias 21 e 22, terça e quarta-feira, no mesmo horário e mesmo local. “Nosso foco com a campanha são a mães que levam os recém-nascidos para fazer o teste do pezinho, tomar vacinas e consultar aqui no prédio. Vamos aproveitar para ensinar a forma correta de amamentar e tentar sensibilizá-las sobre a importância de doar o leite excedente, pois este simples ato pode salvar a vida de outros bebês”, afirma a coordenadora do Banco de Leite, Bernadete Oliveira.

A programação do Dia Mundial de Doação de Leite Materno conta também com uma capacitação que vai ser promovida para os profissionais de saúde da Santa Casa de Barbacena. O treinamento vai ser realizado no dia 23, quinta-feira, para dez turmas diferentes, no período entre 9 e 18 horas. Cada palestra dura em torno de 40 minutos. “A capacitação vai ser direcionada para os profissionais que atendem diretamente as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram parto recentemente)”, explica Bernadete, responsável por ministrar o treinamento.

Criado em 30 de maio de 1991, o Banco de Leite Humano é uma parceria da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) com as Secretarias de Assistência Social e de Saúde do Município e tem como função principal a captação e doação do leite materno para o atendimento a recém-nascidos prematuros com baixo peso. Além disso, também promove ações de orientação à mulher em incentivo ao aleitamento materno, auxilia nas intercorrências mamárias durante o período de lactação (mastite, bico invertido) e promove cursos, capacitações, campanhas de amamentação e palestras, entre outras atividades.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário