segunda-feira, 6 de maio de 2013

6ª Festa das Etnias reúne cerca de seis mil pessoas na Praça Antônio Carlos


Cerca de seis mil pessoas prestigiaram a 6ª Festa das Etnias, promovida pela Prefeitura/Funalfa no último fim de semana, na Praça Antônio Carlos. Já consolidada no calendário cultural da cidade, a festa integra a programação comemorativa dos 163 anos de Juiz de Fora, que serão completados no dia 31 de maio, e busca resgatar e difundir as tradições das cinco etnias que formaram a cidade: afrodescendentes, germânicos, italianos, portugueses e sírio-libaneses.

No sábado e no domingo, o público teve oportunidade de conhecer tradições musicais, danças, alimentos e artesanatos típicos dos povos, na feira e no palco montados na praça. Já no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 - Centro), uma exposição, que segue em cartaz até o dia 25 deste mês, conta um pouco da realidade atual dos descendentes dos imigrantes. A mostra tem o nome “Aqui estamos”, que também foi o tema da edição deste ano. A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas.

“É com grande satisfação que a Funalfa acompanha a evolução da Festa das Etnias nestes seis anos. A cada edição, trabalhamos um tema diferente, de forma que abordamos diversos aspectos, como gastronomia, amores, a partida dos países de origem, a chegada e o estabelecimento em Juiz de Fora. Em 2013, temos um recorte atual, buscamos mostrar como estão os descendentes das cinco etnias hoje, como a cultura deles ainda é presente na cidade. Esse é o grande diferencial desta edição”, observou o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra.

O clima familiar é outro aspecto de destaque na festa, que não registrou um único episódio de violência ou animosidade, apesar de reunir grupos social e geograficamente distintos.

Atravessando gerações

Fernanda Monteiro e André Martins, descendentes de portugueses, formavam um dos casais mais animados da festa. Vestindo trajes típicos, eles apresentaram coreografias lusitanas no Grupo Folclórico Luiz de Camões, da Sociedade Portuguesa de Juiz de Fora, que voltou a se apresentar, depois de permanecer desativado por quatro anos. A retomada dos trabalhos atendeu ao clamor de várias pessoas de origem portuguesa residentes na cidade e deve-se ao esforço pessoal de Maria do Céu Paiva Fernandes, 67 anos. “É a nossa história. Temos que preservá-la. Esperamos, na edição do ano que vem, poder aumentar o número de integrantes no grupo”, declarou, destacando a preservação de uma banda típica, que se apresenta ao vivo, com instrumentos como concertina, bumba e acordeom.

Já para Fernanda e André, a retomada dos trabalhos deriva da preocupação de garantir a continuidade das tradições na família. “Temos uma filha de 11 meses, a Patrícia, e queremos que ela tenha acesso à nossa cultura, aos costumes de nosso povo”, contou Fernanda.




* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044. 
FUNALFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário