quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Defesa Civil distribui cerca de cinco mil panfletos na segunda blitz educativa



Na manhã desta terça-feira, 29, a Defesa Civil realizou a segunda blitz educativa no município. A mobilização aconteceu nos entroncamentos da Avenida Santa Luzia e ruas Água Limpa e Porto das Flores, no Bairro Santa Luzia, próximo à praça principal. A ação, que aconteceu entre 9 e 12 horas, contou com a distribuição de cerca de cinco mil panfletos. O objetivo da blitz é informar, de forma breve, motoristas e pedestres que transitaram pela Região Sul da cidade sobre os riscos em períodos de chuva.

Para o presidente da Sociedade Pró-melhoramentos do Bairro Santa Luzia, Ary Raposo, mobilizações da Defesa Civil que visem orientar a população devem ser desenvolvidas de forma constante, principalmente em épocas de chuva. “Em muitos casos, as pessoas não sabem agir sozinhas, porque elas precisam da ajuda técnica para saber como proceder. A comunidade necessita, e muito, dessas ações”, ressaltou Raposo.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil, Márcio Deotti, o órgão tem o objetivo de trabalhar em conjunto com a população, estimulando o senso de responsabilidade e a conscientização nas pessoas. Ele ressaltou ainda que a blitz tem a intenção de buscar o apoio dos juiz-foranos para que o órgão possa agir preventivamente. “É importante que a comunidade participe de forma mais presente, alertando sempre que algum incidente surgir. Na Defesa Civil temos engenheiros de plantão 24 horas por dia, prontos para prestar toda assistência necessária. Estes profissionais, que vão até a residência das pessoas quando solicitados, estão aptos para atender a qualquer iminência ou suspeita de risco”, alertou o subsecretário.

Conforme o chefe do Departamento de Atividades Intersetoriais e Prevenção da Defesa Civil, Walter Melo, foi constatado que na Região Sul já foram registradas significativas ocorrências relacionadas às consequências da chuva, e, por esse motivo, esta segunda edição da blitz foi realizada no Bairro Santa Luzia. “Estamos priorizando as áreas de maior incidência, e fazendo esta divulgação nas regiões com grande concentração de motoristas e pedestres. A ideia é abastecer de informação o maior número de pessoas possíveis”, explicou Melo.

A engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente Ana Maria Brandão Mendes explicou que um dos principais problemas da região é o córrego localizado no centro do bairro, onde a população tem o hábito de jogar lixo. “Essa campanha é importante para a conscientização. É preciso que as pessoas saibam a importância do descarte correto do lixo”, afirmou.

Para a cozinheira de 52 anos, Lucy Clemente Viera, a iniciativa é bem-vinda e necessária para a região. “Se a população estiver ciente dos seus deveres e direitos, talvez possamos diminuir os riscos cada vez mais.”

A Defesa Civil pode ser contactada pelo telefone 199.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil, pelo telefone 3690-8421.
DEFESA CIVIL
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário