quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Secretaria da Fazenda apresenta aos contabilistas de JF sistema de Nota Fiscal Eletrônica


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria da Fazenda, promoveu nesta quarta-feira, 5, um evento para esclarecer dúvidas sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), lançada pelo prefeito Custódio Mattos na última semana. O encontro, realizado no Ritz Hotel, contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre contabilistas, empresários, profissionais do segmento de tecnologia de informação, consultoria e assessoria contábil.

O secretário da Fazenda, Lúcio Sá Fortes, ressaltou a evolução para o município de Juiz de Fora com a emissão da NFS-e, cujo sistema foi muito bem testado e é de fácil utilização. “Todos saem ganhando com o processo: empresas, prefeitura, consumidor. Estabelecemos um período razoável até que a nota eletrônica se torne obrigatória, a fim de que as empresas possam se adequar. Além desse encontro, é possível tirar dúvidas pelo nosso portal, onde também é possível acessar toda a legislação e a nota, propriamente dita”, ressaltou o secretário.

O sistema de emissão da NFS-e entrou em funcionamento no último sábado, 1º de dezembro e tem sido bem aceito por parte das organizações. “A presença maciça nesse evento de hoje mostra o interesse das empresas nessa nova tecnologia e valida a nossa proposta de trazer agilidade e eficiência ao setor de documentação fiscal”, destacou o subsecretário de Receita, Carlos Henrique Paixão.

Apesar de o sistema ter sido lançado agora, o processo de implantação da NFS-e começou há três anos. O objetivo do documento eletrônico é modernizar e simplificar a administração tributária, além de diminuir gastos com papel. Os dados processados em Juiz de Fora serão armazenados pela Empresa de Informática do Município de Belo Horizonte (Prodabel), responsável por implantar e gerir o sistema.

Para emitir o documento, a empresa precisa acessar o portal da NFS-e, cujo link está disponível no site da PJF (www.pjf.mg.gov.br) e inserir o certificado digital – obtido em órgãos credenciados. A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, que registra as operações de prestação de serviços sujeitos a tributação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

Desde a última segunda-feira, dia 3, a PJF disponibiliza um Plantão Fiscal para esclarecer dúvidas sobre a NFS-e. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Avenida Brasil 2.001, 2º andar, Centro, ou pelos telefones 3690-7074 / 7563. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário