sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Segunda etapa da vacinação antirrábica na zona urbana acontece neste sábado


Neste sábado, 20, acontece a segunda etapa de vacinação antirrábica voltada para cães e gatos. Esta segunda fase da campanha objetiva imunizar animais cujos proprietários perderam a primeira etapa e, também, equivale a uma dose de reforço para cães e gatos que receberam a primeira vacinação de suas vidas (primo-vacinados) no dia 1º de setembro. Os interessados já podem conferir a relação dos 35 postos de imunização, entre unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), praças públicas e escolas, na lista em anexo. O horário de atendimento será das 8h às 16h e a expectativa é de vacinar 8 mil animais com idade acima de três meses. A primeira etapa da campanha imunizou cerca de 45 mil animais.

O veterinário responsável pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, José Geraldo de Castro Júnior, explica que o principal objetivo da campanha é a prevenção da raiva humana, doença que, desde 1998, não faz vítimas na zona urbana de Juiz de Fora. “A forma mais comum de transmissão da doença ao homem é o contato com a saliva do animal raivoso, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosa ou de pele”, complementa. Castro esclarece, ainda, que a vacina não tem contraindicação e que não há registros de reações adversas graves. “Inclusive cadelas que estão em fase de amamentação podem ser vacinadas”, reforça Castro Júnior.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos - homens e animais -, sendo causada por um vírus que se propaga no organismo, atingindo o sistema nervoso central, passando às glândulas salivares. Em Juiz de Fora, o tratamento profilático é realizado no setor de Soroterapia do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Doutor Mozart Geraldo Teixeira. O HPS é referência para Juiz de Fora e outros 35 municípios da Zona da Mata no atendimento às vítimas de animais transmissores da raiva. No setor de Soroterapia, são aplicadas vacinas antirrábicas e, quando necessário, administra-se também o soro antirrábico. Em caso de mordidas ou arranhões, o usuário deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o HPS, mesmo que a vacinação do animal esteja em dia.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

 Veja o anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário