sexta-feira, 19 de outubro de 2012

População mais velha tem maior interesse pelo segundo turno das eleições em Juiz de Fora, afirma Ibope



O Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) aponta que 66% dos eleitores juizforanos têm interesse pelo segundo turno das eleições municipais em Juiz de Fora. As informações foram divulgadas na pesquisa  encomendada pela TV Integração em parceria com o jornal Tribuna de Minas. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro.
Desta parcela, a maior parte dos entrevistados (49%), informou que tem interesse médio pelo tema, seguida pelos 17% que têm muito interesse. Os demais eleitores declararam possuir pouca (23%) ou nenhuma (11%) simpatia pelas eleições.
Levando-se em consideração o sexo dos eleitores, os números aparecem sem grandes contrastes. Dos 275 homens abordados, 18% declararam se interessar muito, contra 16% das 327 mulheres. Em relação ao desinteresse total, homens e mulheres aparecem empatados com 11%.
Faixa etária
A pesquisa também fez um comparativo em relação à faixa etária. Os dados gerais mostram que a empatia pelo tema aumenta de acordo com a idade: 12% dos jovens entre 16 e 29 anos declararam ter muito interesse, contra 21% dos entrevistados com mais de 50 anos. O desinteresse observado na análise do Ibope confirma esta tendência. Enquanto 15% da faixa etária mais jovem declarou não ter qualquer interesse em relação ao assunto, o número entre a população mais velha cai para 10%. A diferença fica mais evidente quando a faixa etária entre 40 e 49 anos é levada em consideração: 21% declararam muito interesse, contra 6% com total desinteresse.
O aposentado Geraldo Magela de Oliveira, de 69 anos, comprova as estatísticas. “Nunca anulei meu voto, faço questão de participar. Vou continuar participando quando o voto for opcional para mim. Mesmo vendo o desinteresse de tantos pelas eleições, tenho meu candidato”, conta.
A dona de casa Mariana Oliveira, de 26 anos, não compartilha a mesma opinião. Ela anulou o voto no primeiro turno, e conta que fará o mesmo no dia 28 de outubro. “É sempre a mesma coisa. Todos falam e sabem o que deveria ser feito para melhorar a cidade, mas até então não vi ninguém fazer nada”.
Há, contudo, quem é jovem e faz questão de acompanhar quem ocupará os cargos no legislativo e no executivo. É o caso da estudante universitária Aline Andries, de 22 anos. “Muitos não se interessam, mas acompanho meus candidatos. Quero saber o que eles pretendem fazer, para depois cobrá-los e ver se estão executando tudo na prática”, diz.

Interesse em relação à renda e à escolaridade
A pesquisa do Instituto também mostrou que o interesse do juizforano pelas eleições é proporcional à escolaridade. Ou seja, quanto maior o grau de instrução do eleitor, maior é o gosto pelo assunto. Entre os que concluíram da 5ª a 8ª série, por exemplo, os que declararam ter muito interesse representam 13% dos entrevistados, contra 25% do universo dos que têm curso superior.
Em relação à renda, o diferencial está no desinteresse pelo tema. Enquanto o índice chega a 19% entre os que recebem até dois salários mínimos por mês, em comparação aos que ganham mais de cinco salários este número cai para 7%

Nenhum comentário:

Postar um comentário