sexta-feira, 27 de abril de 2012

A partir de maio - Secretaria de Saúde espera imunizar cerca de 90 mil pessoas contra gripe



O Dia “D” de Vacinação contra a Influenza Sazonal, popularmente conhecida como gripe, está marcado para o dia 5 de maio. Os profissionais da Secretaria de Saúde já estão mobilizados para imunizar cerca de 90 mil pessoas em Juiz de Fora. A dose da vacina é triviral, ou seja, a dose conjuga dois vírus similares ao Influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus similar ao Influenza B. Os grupos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) são: crianças com idade entre seis meses a menor de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos com sessenta anos ou mais, além de profissionais de saúde que prestam atendimento diretamente a pacientes com suspeita da doença. 

A programação de vacinação será iniciada com a população da zona periurbana da cidade, que já começa a receber as doses a partir da próxima quarta-feira, 2. A programação completa para este público-alvo pode ser conferida em anexo. O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 80% das 89.769 pessoas estimadas para receber a vacina no município e manter baixo o índice de morbimortalidade em decorrência de gripe. Segundo dados do MS, com a administração das doses da vacina contra a gripe é possível alcançar reduções de 32% a 45% nas internações por pneumonia, e de 39% a 75% em mortalidade global. Em 2011, a Secretaria de Saúde administrou 75.572 doses de vacina contra a gripe no município, alcançando índice de imunização de 86,77% das pessoas previstas para receberem a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano, os trabalhos seguem em todo o país até o dia 25 de maio – prazo improrrogável.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, lembra que os adultos receberão a vacina em dose única e que as crianças apresentam diferenciações em relação à administração das doses. “As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, o farão em duas etapas com intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. E aquelas que já foram imunizadas em anos anteriores, farão apenas uma única dose”, explica. Ele alerta, ainda, quanto à importância da segunda dose para as crianças: “Somente após a administração da segunda dose há de fato resposta imunológica satisfatória com número de anticorpos suficientes para manter a criança imunizada por todo o ano”.

Vacinação para acamados

Além disso, a Secretaria de Saúde segue realizando o cadastro para acamados nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). O cadastro pode ser realizado de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30. Às quintas-feiras, na parte da tarde, o cadastro acontece entre 14h e 14h30, já que, neste dia, as unidades finalizam o expediente às 15h por causa do curso de Educação Permanente ministrado por meio do canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG).

“No período da campanha, os profissionais das Uaps farão visitas em domicílio para a administração das doses. É importante que a população não deixe para fazer o cadastro na última hora”, lembra a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde, Marcilene Costa. Para facilitar o trabalho dos profissionais da unidade, é importante que o acompanhante deixe separado o cartão vacinal. Confira, em anexo, o endereço e telefone de todas as 60 Uaps da Secretaria de Saúde.

Público estimado para receber as doses da vacina em Juiz de Fora:

Crianças: 9.476
Idosos: 70.288
Gestantes: 4.738
Profissionais de Saúde: 5.267

Nenhum comentário:

Postar um comentário