segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Siga Saúde - Prefeitura recebe mais cem computadores para implantação do sistema nas Uaps

A Prefeitura de Juiz de Fora acaba de receber mais cem computadores para dar continuidade à implantação do Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde – Siga Saúde nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). Os novos equipamentos serão destinados ao segundo grupo de dez unidades que aderiram ao Programa de Implantação do sistema. São as Uaps: Bairro Industrial, Cruzeiro do Sul, Ipiranga, Jóquei Clube I e II, Linhares, Monte Castelo, Retiro, Santo Antônio e São Pedro. O treinamento dos profissionais destas unidades começou no dia 12 de dezembro e termina na próxima quarta-feira, 28.

A Unidade de Atenção Primária à Saúde do Bairro Bandeirantes foi a primeira utilizar o novo sistema, a partir de 26 de outubro. Lá, as filas para marcação de consultas praticamente acabaram e a aceitação, tanto de funcionários como de usuários, foi plena. A próxima Uaps a utilizar o Siga Saúde é a do Parque Guarani. O processo de implantação teve início no dia 5 de dezembro, com a chamada Operação Assistida, ou seja, com a presença de técnicos para auxiliar os profissionais a utilizar o sistema. O primeiro grupo a participar do Programa de Implantação é composto por 12 unidades: Bandeirantes (já implantado), Parque Guarani (em processo de implantação), São Judas Tadeu, Santa Cruz, Jardim Natal, Barreira do Triunfo, Santa Cecília, São Benedito, Progresso, Vila Olavo Costa, Marumbi e Santa Rita.

O novo sistema

O Siga Saúde é um software que reúne todas as informações do usuário, bem como permite a gestão destas e de outras informações da saúde por todos aqueles que tiverem acesso ao programa. O paciente atendido em uma Uaps, por exemplo, terá seus dados (consultas, prontuários, medicamentos receitados) disponíveis também para os profissionais de todas as demais unidades onde houver o Siga Saúde. No primeiro momento, o novo sistema será implantado na Atenção Primária e, em seguida, na Regulação e na Atenção Secundária, até atingir todo o SUS no município. O Siga Saúde segue o modelo implantado na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário