segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chuva em BH transforma rio Arrudas em mar revolto

Ao todo, 19 municípios mineiros já decretaram estado de emergência


Chuva_MG_19_dezembro_700_525Frederico Haikal/Hoje em Dia/AE
Vista do Rio Arrudas, próximo ao bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (19)


A chuva que atingiu Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (19), fez com que o rio Arrudas, próximo ao bairro Granja de Freitas, se parecesse mais com um mar revolto. O volume de chuva que atingiu a região metropolitana de BH nos primeiros 18 dias de dezembro já superou em 61% a média esperada para todo o mês, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade.



Ao todo, 19 municípios mineiros já decretaram estado de emergência. Além disso, 42 cidades foram afetadas pela forte chuva, embora não tenham entrado nessa situação.

Segundo o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado nesta manhã, as chuvas destruíram 38 casas e danificaram mais 1.409 moradias em todo o estado. Até o momento, há 459 pessoas desalojadas, 30 desabrigadas, além de duas mortes e quatro feridos. A Defesa Civil estima que pelo menos 21,5 mil pessoas foram afetadas.

No fim de semana, a forte chuva causou deslizamentos de terra, desabamentos, pontos de alagamentos e agravou ainda mais os prejuízos causados pelo temporal da semana passada. A Prefeitura de Belo Horizonte chegou a decretar situação de emergência no sábado (17).



Nas cidades históricas de Mariana e de Ouro Preto, muitas famílias tiveram que abandonar as casas onde moravam. A situação é pior em Mariana, na região central do Estado, onde 300 pessoas foram afetadas e o abastecimento de água e de energia elétrica foi cortado.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário