terça-feira, 8 de outubro de 2013

HPS sedia reunião sobre enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Discutir o enfrentamento ao abuso sexual e fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente. Esse foi o foco da reunião sobre a construção do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e do Adolescente, ocorrida na sexta-feira, 4, no Centro de Estudos Dr. Paulo Godinho, no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira (HPS).

O evento reuniu representantes da sociedade civil, membros da Câmara Municipal, dos centros de Referência Especializado de Serviço Social (Creas), além das polícias Civil e Militar, e contou com a participação de alguns segmentos do HPS, em especial a equipe do Protocolo de Atendimento ao Risco Ocupacional e Sexual (Parbos).


De acordo com Ana Cláudia Bastos, enfermeira do Parbos, o objetivo da reunião é a busca por um trabalho interdisciplinar entre diferentes segmentos da sociedade, no sentido de reestruturar a rede de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. “A proposta é para que todos os envolvidos ´falem a mesma língua`, facilitando o acesso e o acompanhamento das vítimas de violência sexual aos serviços de referência, além de realizar um trabalho de prevenção a esse tipo de crime”, explicou Ana Cláudia. 

Norteada pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, do Governo Federal, a proposta da construção da rede municipal de combate ao abuso sexual continuará a ser discutida em futuros encontros, nos quais serão definidas suas diretrizes e propostas de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário