segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeitura reaproveitará materiais removidos dos traffic calmings na recomposição de passeios das escolas municipais




A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), prossegue com a retirada dos traffic calmings, que são lombadas com travessias de pedestres, em diversos pontos da cidade. Os trabalhos tiveram início na última terça-feira, 9, após levantamentos feitos pela Settra comprovarem a ineficiência dos equipamentos na redução no número de acidentes. Até o momento, duas lombadas já foram removidas, o que deve acontecer em outros 12 pontos.

A decisão para que os traffic calmings fossem retirados considerou, entre outros aspectos, o alto tráfego de veículos pesados, baixo volume de pedestres naquele ponto em relação às demais travessias, instalação dos equipamentos em vias arteriais ou coletoras, problemas construtivos e/ou geométricos, como vias em aclive e problemas com drenagem.

O material removido será aproveitado na recomposição de calçadas, em especial nas proximidades de escolas municipais que participam do projeto Test (Território Escolar Seguro no Trânsito), coordenado pela Supervisão de Educação para o Trânsito da Settra, em parceria com a Secretaria de Educação (SE). Ao todo, 38 escolas municipais participam do Projeto, que prevê a mobilização dos educadores, alunos, pais e toda a comunidade na conscientização e no respeito às regras e segurança de trânsito. Além dos trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino, a Prefeitura iniciará, a divulgação de campanhas para a educação no trânsito, voltado às travessias de pedestres.

As primeiras escolas apontadas pelo Projeto Test para receberem os materiais são: Escola Municipal Arlete Bastos de Magalhães (Bairro Parque Independência); Escola Municipal Cecília Meirelles (Bairro Nova Era); Escola Municipal Jesus de Oliveira (Bairro Ipiranga); Escola Municipal Marília de Dirceu (Bairro Filgueiras); Escola Municipal Oswaldo Veloso (Bairro Santo Luzia); e Escola Municipal Tia Glorinha (Bairro Jóquei Clube).

De acordo com as diretoras Marilucia Souza Medeiros e Monica Cruz Vieira Mendonça, das Escolas Municipais Tia Glorinha e Cecília Meireles, localizadas, respectivamente, nos bairros Jóquei Clube e Nova Era, o calçamento ao redor da instituição é irregular e precário, o que faz com que os estudantes tenham que caminhar na rua para fugir dos obstáculos. Para elas, a restauração das calçadas, além de facilitar o acesso ao estabelecimento de ensino e diminuir a vulnerabilidade dos alunos em relação aos acidentes de trânsito, contribuirá para que eles coloquem em prática o que aprendem com as ações do Projeto Test.

A iniciativa também foi aprovada pela comunidade e pela direção da escola Marília de Dirceu, no Bairro Filgueiras. Segundo a diretora, Miriam de Paula Portes, a instituição possui vários alunos com deficiência e a melhoria da acessibilidade era pauta das reivindicações dos pais e responsáveis. "A decisão de reaproveitar esses bloquetes nas escolas beneficia a população e contribui para o desenvolvimento de outras regiões da cidade, além do Centro", afirma.

O vigilante William Robson, que mantém o filho adolescente estudando em escola municipal, considera que, além dos ganhos com segurança e acessibilidade, a medida proporcionará à cidade e aos estabelecimentos de ensino mais organização e beleza.

Para a chefe do Departamento de Apoio ao Estudante (Dae) da Secretaria de Educação, Karla Mesquita Belgo, a ação atende a uma das mais importantes diretrizes da gestão pública, que é maximizar os recursos públicos, de modo a trazer à população a maior quantidade de benefícios possível. Além disso, atende, também, às preocupações da gestão pública municipal quanto à preservação do meio ambiente, uma vez que evita o descarte dos mesmos no aterro sanitário da cidade. "A reciclagem dos traffic calmings terá acertada destinação, possibilitando a pavimentação das calçadas no entorno das escolas municipais, que muito contribuirá para melhorar a acessibilidade e a segurança dos estudantes e da comunidade nestes locais", complementa.

Confira a relação dos pontos onde as lombadas serão retiradas:

– Rua Espírito Santo/Rua da Bahia (Já retirada)
– Rua Santo Antônio/Rua Marechal Deodoro(Já retirada)
– Rua Santo Antônio/Rua Constantino Paleta
– Avenida Olegário Maciel/Rua Redentor
– Avenida Olegário Maciel/Rua Monsenhor Nogueira
– Avenida Olegário Maciel/Rua Humaitá
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Benjamim Constant
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Floriano Peixoto
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Santa Rita
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Antônio Carlos
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Oswaldo Aranha
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Dr. Romualdo, em frente ao Habbib’s
– Avenida Barão do Rio Branco/Avenida Presidente Itamar Franco, em frente ao HSBC
– Avenida Barão do Rio Branco/Rua Afonso Pinto de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário