segunda-feira, 3 de junho de 2013

Minas é o segundo Estado com maior número de alunos inscritos no Enem

Mais de 870 mil mineiros se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio

Dos mais 7,8 milhões de candidatos inscritos na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 870.782 são mineiros. Esse total deixa Minas Gerais em segundo lugar, em relação ao número de inscritos. O estado brasileiro com maior número de candidatos foi São Paulo, com 1,2 milhão de inscrições.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o número de candidatos inscritos em Minas Gerais na edição de 2013 é superior às inscrições realizadas no Estado no ano passado. Em 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio recebeu 723.644 inscrições de mineiros.
Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia de aplicação dos testes, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.
O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
 O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
Redação
Este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor.
Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. Além disso, a partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto divergentes do tema proposto.
As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem de zero a 200 pontos. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências também serão corrigidas por um terceiro corretor. O novo edital do Enem prevê maior exigência no nível cinco da competência I – demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
UFMG
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve de base para o registro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) adotado, a partir deste ano, como critério de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. O edital do processo seletivo 2014 da UFMG já está disponível no endereço www.ufmg.br/copeve.
Apenas a seleção para os cursos que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro – continuará dividida em duas etapas. Os candidatos deverão se inscrever no Enem e no processo seletivo da UFMG, que ocorrerá de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Nesta ocasião, deverão fazer a opção pela reserva de vagas. O edital para esses cursos é separado e está no endereço www.ufmg.br/copeve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário