terça-feira, 21 de maio de 2013

Pesquisa estuda como a imprensa atua em defesa da cidadania


O modo como a imprensa atua em defesa da cidadania é o tema de Os direitos na esfera pública mediática: a imprensa como instrumento da cidadania’de Murilo César Soares. Baseado em levantamento e análise de conteúdo dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo ele discute os conceitos de cidadania, esfera pública e hegemonia, com destaque para o papel do jornalismo como interface entre o Estado, a sociedade civil e a opinião pública.

Ponto central da pesquisa, o conceito de jornalismo é analisado em suas diferentes facetas, como a de fiscalizador da ação do Estado - e, portanto, participante do processo político e administrativo - e a de intermediário da opinião pública. O estudo analisa ainda a mídia como meio de agendamento e de enquadramento de questões públicas, ou seja, como agente com capacidade de pautar e priorizar os assuntos para a sociedade, além de deter o poder de focar, formatar e expor esses temas ao transformá-los em material jornalístico.

A atuação da imprensa em questões de cidadania é demonstrada a partir da análise detalhada de como os dois jornais paulistas agendaram e enfocaram casos envolvendo ameaça ou violação de direitos da cidadania e as atitudes e ações das autoridades públicas em relação a tais situações.

A obra apresenta um painel da importância dada pelos diários à cobertura de demandas de movimentos sociais ou da precariedade de condições de vida, assim como da violação de direitos civis, como prisões ilegais, violência policial e abuso de autoridade, além da inserção dos negros na sociedade e na economia.

Os resultados da pesquisa sobre a cobertura realizada pelos jornais dão suporte para o autor situar a imprensa entre os meios sociais que contribuem para a implementação dos direitos da cidadania e indicar alternativas para seu aperfeiçoamento.
O livro integra a Coleção Propg Digital, parceria entre a Editora Unesp e a pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp e sai com o selo Cultura Acadêmica, braço editorial da Universidade.
O autor
Murilo César Soares é professor adjunto de Comunicação Social na Unesp e na FAAC, onde também leciona na Pós-Graduação em Comunicação. Possui mestrado em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar.

Um comentário:

  1. Faltou os verbos que a imprensa usa contra os trabalhadores da segurança pública. Fuder, arrazar, destruir etc....

    ResponderExcluir