quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ex-morador de rua é eleito presidente de Fórum Municipal


O ex-morador de rua Márcio Esperidião dos Santos Calil foi eleito, na noite dessa segunda-feira, 20, presidente do Fórum Municipal de População de Rua de Juiz de Fora. Concorrendo com uma chapa formada por um militante da causa, Márcio foi eleito por aclamação.

A eleição aconteceu no Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop) e contou com a presença do subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Rogério de Souza; da coordenadora do Centro de Referência Centro Pop, Alexandra Rossi; do chefe do Departamento de Proteção Especial, Lindomar da Silva; além de representantes do Governo; do Núcleo Cidadão de Rua; da Casa da Cidadania; de entidades ligadas ao tema; e de moradores e ex-moradores de rua.

Segundo Márcio, que ficou nas ruas durante dois anos e conseguiu sair há nove meses, sua experiência de vida tem muito a contribuir nas discussões sobre políticas voltadas a essa parcela da população. “Meu objetivo é ajudar os moradores de rua e mostrar a eles que é possível sair dessa situação. Vi muitos deles sofrerem violências e preconceitos. Quero contribuir para mudar essa realidade”, observou.

“Para nós, representantes da gestão, é um momento histórico ver alguém que viveu nas ruas superar as dificuldades e hoje estar à frente do Fórum. Temos orgulho em saber que a ajuda de nossos equipamentos foi essencial para isso, mas de forma alguma tiramos o mérito dele, que aceitou a ajuda e teve força de vontade para sair da situação de morador de rua”, ratificou Rogério Rodrigues.

Márcio deverá escolher sua equipe de trabalho ainda nos próximos dias, baseando-se no Estatuto, que foi elaborado pelas entidades que participam do Fórum e apresentado e aprovado no início deste mês.

Fundado em 2004, o Fórum Municipal de População de Rua tem como objetivo discutir os temas de relevância para a população em situação de rua da cidade. Participam deste trabalho a Secretaria de Assistência Social; a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac); o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) - Instituto Educação e Cidadania; o Centro de Prevenção à Criminalidade - CPC - Instituto Elo – SEDS; o Conselho de Execução Penal; o COMSEAS (Conselho de Segurança Alimentar), a Obra dos Pequeninos de Jesus - Fundação Maria Mãe; entre outras entidades.

Atenção à população em situação de rua

A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Assistência Social, possui três unidades socioassistenciais que atendem cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora: o Centro Pop, o Núcleo do Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania.

O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade e buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua, abordados ou por demanda espontânea, que chegam ao núcleo, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi 592, no Centro.

A Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, no Bairro Jardim Esperança.

O cidadão pode ter acesso a estes serviços por demanda espontânea, quando vai até as unidades, ou através do serviço de abordagem, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário