quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carro fumacê realiza mais um ciclo de pulverização no combate ao mosquito da dengue


A Secretaria de Saúde segue com a programação do carro fumacê por diversos bairros da cidade, realizando a pulverização do inseticida, que pode eliminar cerca de 60% dos mosquitos em sua forma adulta. A programação completa, até o dia 19, pode ser conferida em documento anexo.

As ações de combate englobam a orientação à comunidade, eliminação dos criadouros com larvicida e, por último, o fumacê, que extermina apenas o mosquito adulto. Em cada bairro, o fumacê acontece em seis ciclos. A medida é última etapa no combate ao mosquito transmissor da doença.

A orientação é que a população abra as janelas para que o inseticida possa adentrar o interior das residências. Nos locais por onde o carro fumacê realiza o trabalho de pulverização, um carro de som sinaliza previamente à comunidade, anunciando sua passagem. A finalidade da pulverização do inseticida é a redução da infestação do vetor em sua fase adulta.

O ciclo de vida evolutivo do mosquito inclui quatro etapas: ovo, larva, pupa ou ninfa e o mosquito adulto. Durante a fase de pupa, o mosquito não se alimenta. Portanto, neste estágio, o larvicida não o atinge. Por isso, o trabalho é retomado com o carro fumacê mais de uma vez no mesmo local - ao todo, seis ciclos - pois a pupa leva em torno de dois a três dias para se transformar em mosquito adulto.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

 Veja o anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário