terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Batalhas Regionais - Prefeitura inicia ações de combate ao mosquito da dengue no próximo sábado


A população de Juiz de Fora deve estar atenta: a partir do próximo sábado, 15, a Prefeitura vai dar início às Batalhas Regionais. A começar pela região oeste da cidade, a estimativa é que sejam visitados um total de 20.521 domicílios em 30 bairros, como São Pedro, Borboleta, Jardim Casablanca, Santos Dumont e Caiçaras, entre outros. Um carro de som vai circular pela região previamente, anunciando a ação que acontece até o dia 9 de março de 2013, entre 8h e 17h, nas oito regiões administrativas do município (ver anexo).

O trabalho educativo vai ocorrer sempre aos sábados, quando a população será orientada a dispensar, no domingo à noite, todo o lixo que possa ser passível de se tornar criadouro para o mosquito transmissor da doença - o Aedes aegypti. O recolhimento do “lixo da dengue” será efetuado pela equipe do Demlurb sempre às segundas-feiras, pela manhã. A perspectiva é de que, após a ocorrência das Batalhas Regionais, sejam visitados 214.069 domicílios na cidade.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander de Mattos Vieira, integrantes do Comitê de Enfrentamento da Dengue se reuniram na manhã desta segunda-feira, 10, a fim de definir a parte operacional das ações. As atividades irão envolver as secretarias de Saúde (SS), Administração e Recursos Humanos (SARH), de Comunicação (SCS), de Educação (SE), de Atividades Urbanas (SAU), Settra, Cesama, Empav, Demlurb, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Só da Secretaria de Saúde, haverá um contingente de 500 pessoas, entre agentes de Combate a Endemias (ACE) e agentes Comunitários de Saúde (ACS)”, destaca o subsecretário.

Vieira salienta a importância da continuidade das ações de combate ao vetor e lembra que o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) que ocorreu na cidade, entre os dias 22 e 29 de outubro, apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,0%. “O índice ainda é condição considerada de alerta pelo Ministério da Saúde (MS), que prevê como margem de segurança percentuais menores que 1%. Para que haja o controle pleno da doença do município, é necessária a participação efetiva da população para a eliminação do mosquito da dengue”, finaliza Vieira.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

 Veja o anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário