sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Balanço - Cesama retira 79 toneladas de lixo dos cursos d’água de Juiz de Fora em 2012


Ao longo do ano de 2012, a Cesama efetuou a retirada de 79 toneladas de lixo e entulhos dos cursos d’água de Juiz de Fora. Do total coletado, 13 toneladas foram retiradas dos leitos dos córregos locais e 46 das margens do Rio Paraibuna, enquanto as demais 20 toneladas são provenientes das ações de recolhimento do lixo doméstico das Batalhas Regionais contra a Dengue, organizadas pela Secretaria de Saúde.

Para o funcionário responsável pelos serviços, Pedro Otávio Masson, estes dados servem de alerta para que a população se conscientize da sua importância no processo de preservação dos recursos hídricos municipais. “A Cesama realiza um trabalho contínuo de roçada das margens e limpeza do leito dos córregos locais e do Rio Paraibuna. Porém, essas ações só surtirão efeito duradouro se o cidadão deixar de efetuar o descarte irregular de lixo e entulho nos cursos d’água”, afirma.

Segundo o encarregado, os córregos que mais têm sofrido com a poluição doméstica são o Matirumbide (foto), Yung e Humaitá. “Eles são cursos d’água extensos, que atravessam várias comunidades. Assim, quando alguém o polui, jogando garrafas PET, sacolas plásticas ou até mesmo móveis velhos, está prejudicando não só a sua qualidade de vida mas a saúde de muitos cidadãos, uma vez que este lixo pode atrair insetos e provocar doenças”, explica.

“Córrego limpo é responsabilidade de todos”

Buscando ampliar a atuação da Cesama junto às comunidades atendidas pelos serviços de limpeza dos cursos d’água, a companhia lançou no início deste ano o projeto “Córrego limpo é responsabilidade de todos”. A assistente social da empresa, Patrícia Groppo de Oliveira, conta que a iniciativa busca divulgar os trabalhos prestados pela companhia, além de informações sobre políticas de saneamento e conscientização ambiental.

As ações são realizadas semanalmente em escolas e unidades de saúde, contando com debates, exibição de vídeos e distribuição de folders educativos. “Nossa intenção é criar um canal de comunicação direto com os moradores, buscando o apoio destes na multiplicação dos resultados e transformando-os em verdadeiros parceiros da Cesama nesse processo”, revela Patrícia.

As ações de limpeza de rios e córregos são feitas continuamente pela Cesama, seguindo uma programação de prioridades em que são analisadas as condições sanitárias de cada bairro. As solicitações para os serviços podem ser feitas pelo teleatendimento da empresa, no telefone 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário