quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Velha Guarda da Bateria da Mangueira agita JF neste sábado


Uma grande festa cultural, em tons de verde e rosa, promete agitar o fim de semana em Juiz de Fora. Ritmistas, passistas e pastoras da Velha Guarda da Bateria da Mangueira se apresentam neste sábado, 24, na Praça da Estação, dentro da programação do Mês da Consciência Negra, promovida pelo Conselho Municipal para a Valorização da População Negra e pela comissão formada especialmente para este fim, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Funalfa.

Do grupo original, formado por cerca de 40 pessoas, 20 desembarcam na cidade, incluindo os intérpretes Rody, presidente da Ala dos Compositores da escola, e Tantinho da Mangueira, que venceu o prêmio TIM 2007 de melhor CD de samba do ano e, em 2010, ganhou o Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de samba do ano e voltou a ganhar o prêmio de melhor CD de Samba. No repertório do show, sambas enredo da verde e rosa e sambas de terreiro (que eram interpretados pelos compositores antes do início dos ensaios nas quadras, geralmente exaltando a escola). A noite será aberta às 19h, com show de Flavinho da Juventude, um dos mais tradicionais sambistas de Juiz de Fora.

Fundada em 1997 por Damião, Carlinhos Compadre, Cyro do Agogô e Waldyr Claudino (filho de Maçu, primeiro mestre-sala e fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira), a Velha Guarda da Bateria da Mangueira é um grupo de ritmistas criado para preservar e divulgar os sambas antigos, promovendo uma confraternização entre gerações. “Queremos manter vivo o samba cadenciado das décadas de 1960 e 1970 e o samba de terreiro, estilos que hoje a gente não vê mais”, explica o produtor do grupo Robson Lo Bianco. Segundo ele, a Velha Guarda da Bateria da Mangueira também representa uma nova perspectiva de vida para sambistas da terceira idade, criando oportunidade de trabalho e complemento de renda. As idades dos componentes do grupo variam de 50 a 82 anos, e todos carregam décadas de carnaval no currículo.

Criada em 1928, a partir da fusão de diversos blocos cariocas, a Estação Primeira da Mangueira é uma das mais tradicionais e queridas escolas de samba do Brasil. Soma 18 títulos no carnaval carioca e é reverenciada também no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário