quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor fora de época provoca consumo excessivo de água em Juiz de Fora

Desde a última sexta-feira, dia 26, a Cesama ampliou em mais de 30% o volume de água distribuída na cidade. No entanto, algumas áreas têm tido faltas intermitentes do produto nos horários de maior consumo. Nesta terça-feira, 30, quando a companhia começava a recuperar o sistema de abastecimento, houve, ainda, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI). Durante as quase duas horas em que a estação ficou sem energia, deixaram de ser produzidos 4,6 milhões de litros de água. A Cemig ainda não conseguiu identificar quais foram as causas para esta queda de energia, mas justificou a demora na volta do sistema por ter que seguir uma série de normas de segurança.

 De qualquer forma, além do aumento na produção e distribuição de água, a Cesama está monitorando constantemente o sistema e realizando manobras para amenizar a situação. Os mananciais que abastecem a cidade estão no nível normal de armazenamento e vazão para esta época do ano, porém a distribuição nunca esteve tão alta. Recomenda-se que a população não exagere no consumo, pois trata-se, realmente, de uma situação fora do comum decorrente da soma de dois fatores: alta temperatura registrada nos últimos dias e ausência de chuvas. Paralelamente a esta situação, a Cesama tem diversos investimentos em andamento que darão maior flexibilidade na operação do sistema e na capacidade de distribuição de água em períodos como este. Com certeza, à medida que os investimentos forem concluídos nos próximos meses, estas demandas pontuais, mesmo excessivas, serão melhor atendidas.

 Investimentos que serão finalizados nos próximos meses e, com certeza, trarão melhor desempenho na produção e distribuição de água: - Finalização da adutora de Chapéu d’Uvas e expansão da ETA CDI; - Adutora de São Pedro e Booster: conferem mais eficiência na distribuição de água no sistema como um todo; - Substituição de redes e elevatórias em regiões mais críticas; - Ampliação da ETA Marechal Castelo Branco e João Penido: melhoria da operação e produção de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário