quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Settra e PM lançam Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito


A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em parceria com a 3ª Companhia de Missões Especiais (3ª CME) da Polícia Militar lançou na manhã desta quarta-feira, 5, o Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (Siat). O projeto tem como objetivo solucionar ocorrências de trânsito sem vítimas no local do acidente, evitando a ida das partes até um posto da PM ou à delegacia e a interrupção do tráfego na via.

“A viatura fará o pronto atendimento no local do acidente. Para isso, contará com representantes da PM, Settra e um mediador, que negociará o acordo entre as partes”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, acrescentando que “durante o atendimento ainda será fornecido o número do protocolo do Boletim de Ocorrência, que permite a rapidez na tomada de providências”. O veículo entrará em operação já nesta quarta. Também integram a parceria a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) e a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset).

O representante da 3ª CME, tenente Jean Amaral, explica que antes do atendimento será realizada uma triagem para definir se o mesmo será feito pelo veículo da Siat ou por outro tipo de viatura. “Como nosso objetivo é atender a acidentes sem vítimas, faremos uma seleção para o descolamento do veículo. Outra prioridade será o atendimento das ocorrências que envolvam mais de uma vítima, como é o caso dos veículos de transporte coletivo urbano”, afirmou. Já o presidente da Astransp, Fernando Goretti, enfatizou a importância do atendimento destas ocorrências na região central. “Inicialmente a prioridade será atender às demandas do centro da cidade, que apresenta o maior número de acidentes sem vítimas. Esta medida ainda facilitará o deslocamento da viatura para os diferentes pontos”, explicou, acrescentando que a previsão é de que outras duas viaturas ainda sejam acrescentadas ao sistema.

Para a presidente da Comset, Cláudia Ferreira, a medida é mais uma ação que o conselho apoia e que visa à conscientização da população quanto ao comportamento adequado dos motoristas no trânsito. “Nosso principal objetivo com mais esta parceria é promover uma mudança educativa no trânsito da nossa cidade, podendo, a longo prazo, interferir na redução do número de ocorrências deste tipo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário