Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, que fazem uso contínuo de medicamentos, os receberão gratuitamente em casa. Projeto de lei é do vereador Flávio Cheker , aprovado na última sexta-feira (30), prevê o benefício para cadastrados pela Secretaria de Saúde. Cheker alerta para a necessidade de medidas de apoio em função do aumento de pessoas na terceira idade e consequencias, como dificuldade de locomoção. “O aumento da população idosa deve ser motivo de preocupação para todos que se responsabilizam por elaborar e executar políticas públicas”, disse. Além dos remédios, os idosos receberão os materiais necessários à sua aplicação. A entrega ficará a cargo dos agentes comunitários de saúde, sem ônus para o município.
A oferta de serviços de qualidade com maior aproximação dos profissionais da saúde com os usuários, como preconiza o SUS, foi um dos principais argumentos usados por Flávio Cheker para justificar a iniciativa. A universalização dos direitos e o respeito às diferenças dos atendidos, consolidados por meio do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) e da Política Nacional do Idoso, também foram valorizadas.
Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam a gravidade do problema . Em 2008, o percentual de idosos que não conseguiam ou tinham grande dificuldade em caminhar cem metros passou de 12,2% (2003) para 13,6%. E 32,5% não tinham seu domicílio cadastrado pelo PSF, nem plano de saúde particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário