segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasileiro já pode descobrir se declaração caiu na malha fina

Entrega do documento ao Leão vai até o dia 30 de abril e rende multa a quem perder o prazo
 R7
A Receita Federal colocou à disposição dos contribuintes nesta segunda-feira (9) uma ferramenta que permite checar o extrato da declaração do IRPF 2012 (Imposto de Renda de Pessoa Física). Com o recurso, o brasileiro pode descobrir se caiu na malha fina e, em seguida, saber o que fazer para corrigir os erros e evitar punições.

Antes de acessar seu extrato, veja o passo a passo da Receita

Além disso, é possível conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente, solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas; e identificar e parcelar eventuais débitos em atraso. 

Se o recurso indicar qualquer erro na declaração, causadas pelo próprio contribuinte, é possível fazer a regularização por meio da retificação da declaração. Essa tarefa fica ainda mais fácil com as correções dos erros apontados pelo aplicativo. 

A Receita recomenda pressa na correção já que, quanto mais cedo for feito o conserto, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros. 

Para saber como mandar a declaração retificadora, acesse a página da Receita e escolha o item declaração/retificação.
Para gerar o código de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de renda dos últimos dois exercícios.

Regras

A entrega do IRPF deste ano termina no dia 30 de abril, e todo trabalhador que teve renda igual ou maior que R$ 23.499,15 em 2011 é obrigado a prestar contas à Receita Federal. 

Desde 2011, o Leão não recebe mais a declaração em formulário em papel. Agora o envio é feita apenas pela internet ou em disquete e o programa de preenchimento está disponível no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário