segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeito entrega unidade móvel do Procon Prefeito entrega unidade móvel do Procon

O prefeito Custódio Mattos e o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schröder, fizeram, nesta sexta-feira, 2, a entrega simbólica das chaves de uma unidade móvel do Procon, chamada Procon Móvel. Trata-se de uma van, adaptada com mesas, bancos, dois notebooks e uma impressora, para atender as demandas de pessoas que moram nos bairros. Cinco funcionários realizarão os trabalhos, sendo uma coordenadora, um supervisor de atendimento e três atendentes. O Procon Móvel oferecerá as mesmas condições de serviço da unidade central. A meta é atender até 50 pessoas por dia, dependendo da comunidade.

O prefeito ressaltou o fato de Juiz de Fora ser o quarto município do país a ter o Procon Móvel. “Entre os Procons municipais, apenas três têm esse serviço. Somos o quarto; existe só em Maceió, Florianópolis e Rio de Janeiro. Então, é uma inovação e melhoria importante para a cidade, já que vai facilitar a vida da população e aumentar o acesso ao serviço de reclamações e dúvidas”, afirmou Custódio Mattos.

Schröder fez coro com o prefeito e informou o valor do investimento: R$ 134 mil, provenientes do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. “Com o Procon Móvel, será possível atingir muito mais a população. Uma estatística da Fundação Getulio Vargas revela que 60% das famílias que ganham de zero a dois salários mínimos não sabem o que é o Procon e não sabem para que serve. Então, temos que chegar até essas pessoas, que, agora, estão sendo reinseridas no mercado de consumo, com a melhoria da economia, para que também tenham acesso à cidadania e à garantia de seus direitos como consumidores”, disse.

O horário de funcionamento da unidade móvel será das 13h30 às 18h, de duas a três vezes por semana. Sempre às quartas-feiras, o Procon programará o retorno aos bairros atendidos com as respostas dos fornecedores. Os locais de referência de instalação do veículo nas comunidades serão as escolas municipais e Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). Antes da chegada no bairro, o Procon realizará ações de divulgação nos principais pontos das comunidades.

O primeiro bairro a receber a unidade será o Furtado de Menezes, no próximo domingo, 4. Ainda em março, o Procon Móvel passará pelos bairros de Lourdes, Milho Branco, Linhares, Santo Antônio, Barbosa Lage, Bandeirantes, São Benedito, Ipiranga, Bairu, Benfica, Santa Luzia e São Pedro, nesta sequência, que oferecem as maiores demandas ao órgão.

Nesta sexta-feira, o Procon Móvel realizou alguns atendimentos na Praça Dr. João Penido (praça da Estação), a fim de divulgar o novo serviço. O aposentado William Esteves Francisco foi o primeiro a ser atendido. “Lá onde o Procon está instalado, tem muita gente; temos que marcar horário. Passando por aqui, vi o carro e resolvi parar para tirar uma dúvida e fazer uma reclamação. Se o Procon Móvel não estivesse aqui, provavelmente, ficaria difícil para eu conseguir resolver meu caso”, contou.

Números

O número de pessoas que procuraram o Procon/JF para assegurar seus direitos em 2011 cresceu 6,37% em relação a 2010: de 21.087 para 22.430. O número deve aumentar ainda este ano, já que novas formas de abrangência e atuação estão sendo preparadas, como o Procon Móvel. A espera para atendimento na sede, em dias cheios, dura, em média, uma hora. O atendimento em si leva, aproximadamente, 30 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário