sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COMISSÃO PARA INSERIR ARTISTAS NA MÍDIA LOCAL PODE SER INSTAURADA

A inserção dos artistas de Juiz de Fora na mídia local foi o tema da audiência pública desta quinta-feira (08/12). Proposta pelo vereador Roberto Cupolillo, o Betão (PT), a reunião contou com a presença de músicos, representantes de rádios e de entidades ligadas a cultura.
O objetivo é assegurar que músicas produzidas por artistas locais sejam divulgadas nas rádios do município, garantindo o conhecimento do trabalho por toda a população juiz-forana. Atualmente, a cidade conta com a Lei Murilo Mendes que incentiva a Cultura, a valorização e o fortalecimento da produção artística local, mas a norma não possui verba suficiente para a divulgação do trabalho dos artistas da cidade.
A editora chefe de jornalismo da Rádio Solar, Cristiane Hubner, anunciou a intenção de criar um quadro de entrevistas com artistas locais. “Nossa cidade possui um patrimônio artístico cultural rico. Estamos a disposição para conversas e aceitamos sugestões para promover a cultura regional”.
A importância da mídia em participar deste processo de divulgação foi o principal argumento da discussão. “Rádios e TVs são concessões públicas, por isso a importância de servir a população. Trata-se de democratizar a mídia”, ressaltou o representante da Associação das Rádios Públicas do Brasil, Francisco Teixeira.
A Assessora do Departamento de Cultura da Funalfa, Ana Carolina Rezende, enfatizou que o tema trata de uma relação de troca e manutenção de diálogo saudável entre artistas e profissionais da comunicação. “Todos tem a ganhar. O músico tem seu trabalho divulgado e o veículo, o aumento no ibope”.
O diretor regional da cooperativa de música de Minas Gerais, Fred Fonseca, enfatizou a questão de identidade do indivíduo. Para ele, conhecer o trabalho dos músicos locais refere-se a viabilizar a circulação do material produzido e a inserção da opinião pública na valorização dos artistas.
Os vereadores falaram da falta de incentivo à cultura e da necessidade do aumento de recursos destinados a Funalfa. Ao encerrar o debate, Betão falou de seu projeto de lei para promover o trabalho dos músicos locais na rádio Câmara e manifestou apoio a ideia da criação de uma comissão para discutir ações integradas. Betão ainda lembrou da concessão para a rádio e para a TV universitárias da Universidade Federal de Juiz de Fora. De acordo com o vereador, este seria mais um mecanismo para inserir os artistas na mídia, assim como a divulgação do trabalho.





Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário