sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Demlurb começa a trocar caixas coletoras nas ruas do Centro

O Demlurb inicia, na próxima terça-feira, 24, pela manhã, a substituição de cerca de 50 caixas coletoras de lixo em vias centrais da cidade, tais como Avenida Francisco Bernardino, Rua Santo Antônio, Rua Mister Moore e Avenida Getúlio Vargas. Inicialmente, o trabalho estará concentrado nas ruas Halfeld e Barão de São João Nepomuceno, onde serão colocadas 24 papeleiras, 16 delas no calçadão da Halfeld. Antes, neste domingo, 22, uma equipe de cinco servidores do Setor de Serviços Gerais vai trocar os suportes para colocação de papeleiras novas nas ruas Halfeld e São João, já que nessas duas vias as caixas coletoras não podem ser fixadas nos postes.

O diretor administrativo do Demlurb, Nelcimar Breder, informou que os coletores novos são de cor laranja e feitos de polietileno, mais resistente, o que dificulta a destruição pelo fogo. Eles possuem um suporte próprio, dificultando a ação dos vândalos e ainda permitem fácil manuseio para a retirada do lixo. Breder comentou que foram adquiridas 500 caixas coletoras para substituição das que foram queimadas, estão desgastadas e/ ou desbotadas, e das arrancadas e levadas por vândalos. As papeleiras antigas serão recuperadas pelo Demlurb.

De acordo ainda com Breder, desta vez, as caixas coletoras terão um adesivo onde há referência ao Código Penal Brasileiro, com os dizeres: “Dano ao patrimônio público é crime - Código Penal - Art. 163, inciso III”. Com isso, o Demlurb espera maior conscientização das pessoas sobre a importância de manter os coletores limpos e em perfeitas condições de uso. Visando um maior tempo de duração desses novos coletores, Breder enfatiza que nos cestos coletores devem ser jogados apenas pequenos detritos, tais como papel de balas, guardanapos, latas de refrigerantes e cervejas, palitos de picolé, maços de cigarros, dentre outros objetos, tornando a limpeza mais prática e oferecendo maior segurança para o servidor. “Com a fixação desses adesivos queremos chamar a atenção das pessoas para a colocação de pequenos detritos, e nunca sacos de lixo e cigarros acesos, que facilitam a destruição das papeleiras”, comentou.

A diretoria do Demlurb chama a atenção especial da população para que colabore com a conservação das papeleiras, que, uma vez danificadas, nem sempre podem ser substituídas de imediato, o que acaba prejudicando a limpeza na cidade, além de causar prejuízos ao patrimônio público. As denúncias de vandalismo e má utilização dos cestos coletores podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Cidadão do Demlurb pelo telefone 3690-3537, das 8h às 18h, ou, ainda, no número 190, com a Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário