quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Contra Aids – Secretaria da Saúde promove “Estande da Prevenção” no centro da cidade

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, 1º, o Programa Municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde promove o “Estande da Prevenção”, que será montado no Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, entre 10h e 17h. A ação é uma estratégia de mobilização e orientação junto à população do município sobre a importância da prevenção à Aids e diminuição do preconceito em relação aos portadores do vírus HIV. Durante a iniciativa haverá distribuição de cerca de 30 mil preservativos, materiais educativos, palestras, apresentação de trabalhos e aferição de Pressão Arterial (PA).

De acordo com o coordenador do Programa DST Aids e Hepatites Virais na cidade, Rodrigo Almeida, o objetivo da ação é oferecer visibilidade às informações sobre contaminação, tratamento e cuidados. “A iniciativa pretende discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, visa estimular a reflexão de que a Aids não afeta apenas o outro, todos estão vulneráveis e, portanto, o cuidado deve ser constante”, destaca.

Almeida ressalta, ainda, que a iniciativa acontece há seis anos e que, aos poucos, a população compreendeu a proposta da ação. “O trabalho é diário e os resultados positivos são alcançados após um longo período. Hoje é possível afirmar que a população está bem mais consciente e que o preconceito em relação a doença diminuiu consideravelmente nos últimos anos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário