quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tempo seco aumenta em até 40% a incidência de doenças respiratórias e infecciosas em JF, e Saúde dá dicas de cuidados

O ar seco e as temperaturas frias fazem com que a ocorrência de doenças respiratórias, como sinusite, rinite e bronquite, e de males infecciosos, como indisposições gastrointestinais, aumentam de 30% a 40% durante esta época do ano. A informação é da pneumologista do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), Marta Duarte. Entre os principais cuidados que se deve tomar neste período estão beber bastante água e usar soro fisiológico nas narinas.

A médica afirma que crianças, idosos e pessoas alérgicas são os grupos que mais sofrem neste período. “Os alérgicos, principalmente, ficam vulneráveis, já que frio e ar seco são a combinação perfeita para desencadear alergias. Ar seco e frio provocam o ressecamento da mucosa, que é a responsável por lubrificar as vias aéreas. Sem as vias aéreas lubrificadas, ocorre seu ressecamento e a limpeza dos brônquios não acontece. Daí, a ocorrência de narinas e gargantas secas neste período, por exemplo”, explica Marta.

Além disso, segundo a pneumologista, com o tempo seco, mais partículas de diversos tipos, tal qual ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira, restos de materiais queimados, ficam em suspensão no ar e são inaladas pelas pessoas. “Isso piora ainda mais a situação de quem já sofre com o ar seco.” Marta ressalta que o uso de recipientes com água no quarto durante a noite, bem como toalhas molhadas, é mito. “Para umidificar o ambiente é preciso grande volume de água. Aquele tanto que se coloca em baldes ou panelas não é suficiente para umidificar o ambiente, a fim de que a pessoa sinta alívio. Neste caso, o melhor são os umidificadores elétricos.”

Cuidados a serem tomados durante o tempo seco:

Ingerir bastante líquido
Não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa
Usar umidificador elétrico invés de recipientes com água ou toalhas molhadas
Lavar as narinas com soro fisiológico e/ou fazer inalações com o mesmo produto
Manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira
Evitar frequentar lugares fechados, onde haja grande concentração de pessoas.

JÁ CURTIU NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK? http://www.facebook.com/juizdeforamg

Nenhum comentário:

Postar um comentário