Depois de um início polêmico, a Lei Antifumo chega aos dois anos em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no período o índice de reclamação é considerado baixo e nenhum estabelecimento foi multado.
Antes da lei, espaços reservados para os fumantes. Agora é proibido fumar em qualquer dependência de um hotel. Uma mudança que até hoje gera a reclamação de alguns hóspedes.
Em um restaurante da cidade, o proprietário Marcelo Menezes não teve problemas com os clientes por causa da Lei Antifumo. Segundo ele, no início alguns não concordavam. Um problema que mudou ao longo desses dois anos. Para quem não dispensa o cigarro, orientações. Para a analista de qualidade Teresa Dorestes, almoçar sem o incômodo da fumaça ficou bem melhor. Ela, que costuma frequentar restaurantes, diz que a lei melhorou o ambiente.
Em quase dois anos que a lei está em vigor em Juiz de Fora foram registradas 57 notificações, 61 reclamações e nenhuma autuação. A lei municipal, que proíbe fumar em recintos coletivos públicos e privados, prevê uma multa de R$1 mil para os proprietários dos locais onde as pessoas desobedecerem. Para o subsecretário de vigilância em saúde, Ivander Mattos, a falta de autuações mostra a aceitação na cidade.
Denúncias de estabelecimentos que não cumprem a lei podem ser feitas pelo telefone 153 ou pelo site.
FONTE MEGAMINAS
JÁ CURTIU NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK? http://www.facebook.com/juizdeforamg
Nenhum comentário:
Postar um comentário