sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sepultamento de Bin Laden foi 'respeitoso', diz Obama a TV dos EUA

'Isso é algo que nos torna diferentes', afirmou o presidente.
CBS divulgou trechos de entrevista ao programa dominical '60 Minutes'.

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as forças do seu país foram 'respeitosas com o corpo' de Osama bin Laden ao sepultá-lo no mar, apesar de críticas feitas por alguns clérigos islâmicos a esse procedimento.
A fala ocorreu em entrevista ao programa "60 Minutes", do canal americano CBS. Trechos da entrevista, que vai ao ar no próximo domingo (8), foram divulgados nesta quinta-feira (5).
"Tomamos mais cuidado com isso do que, obviamente, Bin Laden tomou quando matou 3 mil pessoas (nos atentados de 11 de setembro de 2001). Ele não teve muito respeito sobre como (as vítimas) eram tratadas e profanadas", disse o presidente.
"Mas isso, novamente, é algo que nos torna diferentes. E acho que lidamos (com o corpo) apropriadamente", afirmou.
Bin Laden foi morto por soldados norte-americanos na madrugada de segunda-feira (2) (tarde de domingo no Brasil) na localidade paquistanesa de Abbottabad. Seu corpo, levado para um porta-aviões dos EUA no mar da Arábia, foi atirado ao mar horas depois segundo informações do governo americano, o que levou alguns muçulmanos a dizerem que isso contraria a prática islâmica.
As autoridades dos EUA garantem que o corpo de Bin Laden foi lavado, e que preces islâmicas foram recitadas, conforme prevê a religião. Elas afirmam ainda que a decisão de jogar o corpo no mar foi tomada para que o túmulo do militante não se tornasse um local de peregrinação para seus seguidores.
"Foi uma decisão conjunta", disse Obama, quando questionado se havia tomado pessoalmente a decisão de jogar o corpo ao mar. "Achamos que era importante nos anteciparmos a respeito de como dispor do corpo caso ele fosse morto na residência. E acho que o que tentamos fazer foi - consultando especialistas em direito e ritual islâmico - encontrar algo que fosse adequado, ou seja, respeitoso com o corpo."
O xeque saudita Abdul Mohsen al Obaikan, consultor da Corte Real Saudita, disse: "Essa não é a maneira islâmica. A maneira islâmica é sepultar a pessoa em terra (se tiver morrido em terra), como todas as outras pessoas."

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário