segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Settra implanta Projeto Monitores de Travessia em mais uma escola


A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) implantou nesta segunda-feira, 10, o Projeto Monitores de Travessia em mais uma escola da cidade. Durante a tarde, o voluntário Luiz Eduardo de Oliveira começou a atuar na Associação Educacional Quintal Mágico – Centro de apoio e orientação à pessoa com deficiência (Rua Américo Lobo 1.780, Manoel Honório). Nesta primeira semana os trabalhos serão acompanhados por um agente de Trânsito da Settra, que orienta e auxilia a ação. Para atuar na escola, cinco voluntários foram treinados. Eles farão revezamento durante os dias da semana.

O secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, explica qual é o principal objetivo do projeto. “Esta é uma maneira de proporcionar segurança tanto para quem atravessa, quanto para os motoristas que trafegam nas vias. Nesta escola temos um exemplo especial, já que se trata de um centro especializado em atender a pessoas com deficiência”, disse. Já para Luiz Eduardo de Oliveira, que além de voluntário é pai de um dos alunos e funcionário da escola, o projeto também reflete na educação do trânsito. “Com nossa presença, esperamos que os motoristas tenham mais atenção à faixa. Já nossos alunos e seus responsáveis terão mais cautela ao atravessar a rua”, afirmou.

O “Monitores de Travessia” é implantado de acordo com o interesse das escolas. “A demanda parte da instituição, que também é responsável por conseguir um voluntário. A secretaria atua no treinamento desta pessoa e no fornecimento do material necessário, que são colete, apito, boné, placa, cone e bandeira de sinalização”, explicou a assessora técnica setorial da Settra, Ana Beatriz Chaves.

Paralelamente às ações com os monitores, no interior da instituição, é motivada a conscientização de pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância da educação para o trânsito e a necessidade de reconhecimento do projeto através do bom exemplo no respeito aos monitores. Nesta linha, o projeto ainda prevê a panfletagem de material explicativo junto aos motoristas e pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário