quarta-feira, 6 de julho de 2011

Poupança Jovem deposita bolsas para formandos do Ensino Médio

O Programa Poupança Jovem começou a pagar as bolsas para os estudantes que concluíram o Ensino Médio em dezembro de 2010. Quase 4.500 alunos já receberam a poupança, no valor de R$ 3 mil. A expectativa é que mais de nove mil jovens recebam os recursos da poupança.

Os jovens dos municípios de Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Ibirité e Governador Valadares, que participaram de todas as atividades do programa e se formaram no 3° ano, em escolas públicas estaduais, devem verificar o saldo da conta poupança ou procurar a Casa Jovem do município, para saber se o valor já foi creditado.

- Estamos depositando a poupança gradativamente, de acordo com a listagem dos alunos que participaram das atividades oferecidas pelo programa e concluíram regularmente o Ensino Médio - informa o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges.

Esse é o segundo grupo formado pelo programa. Em 2010, mais de dois mil estudantes do município de Ribeirão das Neves receberam o benefício. Atualmente o programa atende a mais de 50 mil jovens em oito cidades (Ribeirão das Neves, Ibirité, Esmeraldas, Governador Valadares, Sabará, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Montes Claros).

POUPANÇA JOVEM

Criado em 2007 e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa é destinado a estudantes da rede pública estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O jovem recebe uma poupança depois de ter concluído regularmente o Ensino Médio, além de ter cumprido todas as metas e obrigações estipuladas nos três anos que passou pelo programa. Ao final dos três anos, são R$ 3 mil, depositados nominalmente pelo governo de Minas, para cada aluno.

Ao longo dos anos de formação, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares, oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital, entre outras. A proposta é estimular a capacidade dos jovens de planejar o futuro, aspirações pessoais, profissionais, planejamento financeiro e a criar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário