quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estudantes da UFMG fazem protesto contra homofobia

Daniel Iglesias/27.04.2011/Agência Estado
Estudantes da UFMG promoveram "beijaço" para protestar contra a homofobia; dois casais foram agredidos neste mês



Estudantes e professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) promoveram um "beijaço" em frente à reitoria da instituição no início da tarde desta quarta-feira (27). O ato foi um protesto contra a agressão a dois casais homossexuais ocorrida no início do mês. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram da manifestação, que não registrou problemas.
O caso de homofobia ocorreu durante uma festa na Fale (Faculdade de Letras), no último dia 2. Testemunhas contam que um homem abordou um casal de lésbicas com piadas e agressões verbais. Pouco depois, o mesmo homem teria dado chutes em um rapaz que namorava um colega na mesma festa. O caso foi denunciado em carta enviada à reitoria pelo Gudds (Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual), pela Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre) e por agremiações acadêmicas.
Um dos participantes do protesto conversou com a reportagem por telefone.
- Esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer lugar, ainda mais dentro do campus de uma universidade como essa.
Aluno de filosofia, o rapaz, de 23 anos, é homossexual assumido, mas pediu para não ser identificado justamente por temer "que isso [agressão] aconteça de novo".
- Aqui, no meio de vários outros casais, a gente fica mais tranquilo, mas, depois, ficamos sozinhos de novo e, infelizmente, ainda ocorrem casos assim [de homofobia].
Por meio de sua assessoria, a UFMG informou que foi criada uma comissão de sindicância para apurar as agressões ocorridas na festa da Fale. A apuração ainda está em andamento e, ainda segundo a assessoria, a comissão tem 30 dias para concluir o procedimento, prorrogáveis por mais 30 dias.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário