quarta-feira, 27 de abril de 2011

Especialista explica como diferenciar se crianças estão com resfriado ou alergia

leia mais em www.isaude.net

Nariz escorrendo, espirros e tosse, muitas vezes são o trompete que anuncia o retorno da primavera, mas muitos pais se perguntam: o meu filho tem um resfriado ou é alergia?
"É fácil confundir alergias e resfriados, porque eles têm muitos sintomas em comum", diz Hannah Chow, MD, pediatra na Loyola University Health System.
De acordo com Chow, uma das maneiras mais fáceis de dizer a diferença é verificar se a criança tem uma febre."Se seu filho tiver febre, ele ou ela tem um vírus. Febres nunca ocorrem com alergias ", observa Chow.
Ambos podem causar um corrimento nasal, congestionamento e falta de ar, que pode produzir gotejamento pós-nasal e provocar tosse. Ainda assim, existem várias diferenças, incluindo:
Alergias: Procure por corrimento nasal, coceira nos olhos e nariz. Os olhos geralmente ficam vermelhos de irritação. A tosse pode estar presente, mas não proeminentemente.
Resfriado: Embora alguns vírus podem causar coriza e olhos vermelhos, estes sintomas não são resultado de coceira. O vírus pode causar febre, mas nunca coceira nos olhos ou nariz. A tosse é proeminente, enquanto que com as alergias, a tosse é possível, mas nem sempre presente. Além disso, os resfriados são contagiosos e alergias não.
"Apesar de alguns dos sintomas serem os mesmos, os tratamentos são diferentes", diz Chow.
Alergias:
De acordo com Chow, a melhor maneira de evitar uma reação alérgica é evitar o alérgeno. Se for uma alergia ambiental, tente limitar a exposição quando os níveis do alérgeno estiverem elevados.
"Obviamente, não queremos que as crianças apenas fiquem em casa, mas que tentem minimizar a exposição ao alérgeno. Além disso, lave os olhos e o nariz da criança quando eles vierem para dentro para remover possíveis partículas de alérgenos. Um banho vai ajudar a retirar o alérgeno do resto do corpo ", disse Chow.
Se seu filho está exposto aos alérgenos e tem uma reação, anti-histamínicos devem trazer algum alívio para os sintomas. Se os anti-histamínicos não controlam os sintomas ou o seu filho tem uma alergia alimentar, ela sugere visitar um pediatra alergista e perguntar sobre o teste de alergia.
Resfriados:
"A única cura para o resfriado é o tempo. Um resfriado é um vírus que não pode ser tratado com antibióticos. Antibióticos não vão ajudar em nada na forma ou na silhueta e não irão reduzir a duração da doença. Ela só tem que seguir seu curso 5 a 12 dias. Muitos líquidos e muito descanso é a melhor maneira de tratar um resfriado ", diz Chow.
Medicamentos de venda livre devem ser usados com moderação e somente se a criança tiver mais de 4 anos de idade. De acordo com Chow, esses medicamentos podem ajudar a tratar os sintomas, mas não irão reduzir a duração da doença. Ela sugere o uso de água salina para o nariz, um umidificador para ajudar na respiração, paracetamol ou ibuprofeno pediátrico para dores e gargarejo com água salgada para aliviar a garganta.
"É difícil quando as crianças estão doentes. Lembre-se que os vírus vão embora em um espaço de tempo ", conclui Chow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário